22/08/2023
Agronegócio

Ainda restam vagas para curso de MOPP

imagem-50892

O curso de atualização para condutores de veículos rodoviários transportadores de produtos perigosos ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) inicia na próxima segunda-feira (15).

Ainda há vagas para a capacitação que vai ser realizada na empresa Santa Maria Cia de Papel e Celulose (na BR 277 – KM 364). Podem se inscrever motoristas ligados ao setor agropecuário que já realizaram a capacitação de “Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP)” e estejam com a validade do certificado expirando.

Para atualizar a carteira é necessário para todos os inscritos realizar o pagamento de uma taxa no Ciretran Guarapuava (Detran) no valor de R$ 61,00. Porém, as aulas do treinamento não terão custo. Para isso, exige-se apresentação do Imposto Territorial Rural para produtores rurais ou cópia da carteira de trabalho para comprovar o vínculo empregatício na área rural e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o dirigente da unidade do Senat de Guarapuava, Paulo Afonso Ferreira Silveira a intenção do treinamento é fazer com que os condutores percebam a importância de trafegar com eficácia e segurança. “O objetivo é proporcionar as condições para que a pessoa possa conduzir de forma segura e com responsabilidade, dentro das normas legais”, comenta.

Silveira explica que o código de trânsito exige habilitações específicas para motoristas que carregam produtos químicos e a capacitação ofertada pelo Senat é obrigatória. “A cada cinco anos, o condutor é obrigado a se reciclar. Esse curso de atualização vai abordar, de forma resumida, os conteúdos que o motorista já teve. O curso é uma exigência do Contran, na resolução 168 de 2004, e o Senat é a instituição credenciada pelo Detran para poder ministrar essa habilitação específica”.

O curso é necessário para todos os motoristas que atuam no transporte de cargas químicas, por exemplo, petróleo, ácidos, tóxicos, corrosivos e radioativos. Silveira comenta sobre a necessidade de profissionais do setor agropecuário realizarem esse curso. “A capacitação é destinada para qualquer profissional que carregue produto químico, e neste caso, para agricultores ou trabalhadores ligados ao setor agropecuário”.

Os cursos do Senar são destinados a produtores, trabalhadores rurais e familiares. Interessados podem acessar o site www.srgpuava.com.br no link Agenda para conferir a programação dos cursos ofertados ou procurar o Sindicato Rural pelo telefone (42) 3623-1115, com Rose.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo