Foi confirmado nesta segunda-feira (15) o primeiro caso de gripe A (H1N1) na região Sul do Brasil. O caso foi registrado em Porto alegre, no Rio Grande do Sul e outros 57 pacientes suspeitos estão em análise, segundo informação da Secretaria da Saúde. Desses casos, 20 são de doentes com problemas respiratórios agudos no interior da cidade.
A mulher de 26 anos que contraiu a doença integra o grupo de risco por ser doente crônica. Ela está internada em um hospital da capital. O órgão não informou o nome do hospital, nem o tipo de doença e nem o estado de saúde da infectada.
O primeiro caso da doença coincidiu com a primeira onda de frio nas regiões Sul do Brasil, registrou temperaturas abaixo de 5º C em cidades da serra e de 10º C em Porto Alegre nesta manhã.
No próximo sábado (20), todos os postos de saúde vão funcionar para um dia de mobilização contra a gripe, no chamado “Dia D”. A vacina deste ano protege cntra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B.
Em 2012, o Rio Grande do Sul registrou 67 mortes por gripe A e mais de 500 casos da doença. Devido ao aumento de ocorrências em relação ao ano anterior, o estado recebeu reforço nas doses de vacinas.