O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), nesta segunda-feira (06), mostrou que o estado tem 34.856 casos confirmados da doença. Destes, 32.924 são autóctones, quando a doença é contraída dentro da cidade, e 1.932 são importados, quando são contraídos em outras localidades.
Os casos foram registrados entre agosto de 2012 a abril deste ano. No total, no mesmo período, mais de 90 mil casos foram notificados em todo o estado.
Dos 103 municípios que tiveram epidemia da doença, 73 já conseguiram diminuir os casos, segundo o boletim. Quatorze municípios tiveram aumento de casos. Entre eles estão Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cianorte, Paranavaí e Umuarama.
Treze pessoas já morreram de dengue no Paraná. O último caso foi o de um homem de 57 anos. Ele morava em Bela Vista do Paraíso, na região norte. De acordo De acordo com a 17ª Regional de Saúde, a vítima começou a sentir os sintomas no dia 16 de abril e chegou a procurar atendimento na cidade, mas foi dispensado. Como não melhorou, voltou a procurar atendimento. Ele foi medicado e estava respondendo bem ao tratamento, mas o quadro evoluiu e o paciente morreu oito dias depois.
Para um município estar em situação de epidemia, deve haver um número de 300 ou mais casos por cada 100 mil habitantes. Se isso for comprovado, a cidade entra em estado de alerta.