22/08/2023
Geral

15 anos após a última turma, Corpo de Bombeiros volta a realizar curso de socorrista

imagem-52984

O Corpo de Bombeiros está realizando o Curso de Socorrista 2013, que há mais de 15 anos não ocorria em Guarapuava. O curso foi oferecido a várias entidades como o Samu, Polícia Militar, Polícia Civil, Exercito e Unicentro com o intuito de formar novos socorristas capazes de realizar os atendimentos emergências com eficiência dentro dos seus locais de atividades.

O curso foi realizado pela última vez na cidade em 1998, e teve como instrutor o enfermeiro do Setor de Fiscalização em Vigilância Sanitária Municipal Alexandre Fenando de Souza. 15 anos depois Alexandre voltou a sala de aula para participar da aula inaugural do curso.

Segundo o Tenente Heron, do Corpo de Bombeiros, o curso vem para suprir uma lacuna existente nessa área. “Como não havia este segmento em Guarapuava tínhamos que mandar o pessoal para outras cidades que tivessem essa oferta. Com isso conseguimos adequar um serviço de qualidade aos nossos socorristas, para que eles possam também prestar um serviço adequado no atendimento a qualquer emergência, reduzindo o número de sequelas que pode ocorrer por um atendimento incorreto”.

O Samu também está ajudando nessa empreitada. Os médicos do atendimento de emergência estão ajudando nas aulas, como voluntários. Além disso, os alunos realizarão estágio junto às ambulâncias do Samu com a supervisão dos profissionais da área de saúde.

​ As aulas iniciaram no dia 06 de maio e tem carga horária de 270 horas. A turma é composta por 31 pessoas sendo, 22 bombeiros, seis  integrantes do Samu, um policial civil, um policial militar de exercito e uma professora da Unicentro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.