22/08/2023



Saúde

Com um dos maiores índices do PR, Cesar Filho desafia combate à mortalidade infantil

imagem-53571

Guarapuava “amarga” um índice negativo no cenário da mortalidade infantil e a situação é preocupante. O índice anunciado pelo prefeito Cesar Filho durante a inauguração do banco de Leite Humano, nesta quinta-feira (06), no Hospital São Vicente, mostra a gravidade do caso. “Infelizmente, temos hoje quase 20 mortes para cada mil nascidos quando a média do Paraná está abaixo de 12  para cada mil. Precisamos reagir. Não podemos mais encontrar desculpas e esse é um dever não só do Governo, mas da sociedade como um todo”. De acordo com Cesar Filho, o cenário é preocupante. “A situação de Guarapuava e da região é semelhante ao do Nordeste. Mas aqui temos água, temos alimento, temos as maiores concentrações de riquezas. Estamos no Sul do país”.

Para enfrentar os altos índices, que são os indicadores universais da qualidade de saúde de um município, o prefeito anunciou a “repaginação” do programa Anjo da Guarda, implantado quando o secretário em exercício da Saúde no Paraná, René Santos era o secretário municipal de Saúde em Guarapuava.  “Nessa época o programa reduziu pela metade o índice de mortalidade infantil e depois estabilizou num índice ainda muito alto”. De acordo com o prefeito, no novo conceito do programa, um dos itens é ampliar o acesso de gestantes ao atendimento pré-natal, com transporte na periferia e no interior do município; criação de um centro de referência para gestações de alto risco; investimentos na qualidade do atendimento, padronizando com base no programa estadual Mãe Paranaense. “Esse é um processo coletivo que começa lá na atenção primária, passa pela hora do parto com atendimento qualificado, pois não podemos perder em segundos, por desatenção, uma atenção dispensada durante nove meses. É preciso também oferecer acompanhamento pediátrico; incentivar o aleitamento materno. Esse é o desafio que cabe a todos nós neste momento. Precisamos reagir”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo