22/08/2023
Saúde

Período chuvoso exige cuidados redobrados para evitar a gripe

Com o tempo chuvoso e frio, a população mantém os ambientes fechados durante praticamente todo o dia. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda medidas preventivas para evitar a gripe, principalmente nos locais com maior concentração de pessoas. Deixar os ambientes ventilados, cobrir a boca ao tossir e lavar as mãos com frequência são cuidados simples que ajudam a combater a proliferação do vírus.

Guarapuava é uma das 59 unidades que integram o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), onde são captados dados sobre casos de influenza e gera informações relacionadas à proporção de atendimentos. “São coletados exames de todos os casos suspeitos desse subtipo e, no mínimo, mais 13 de pacientes atendidos ambulatorialmente, ou seja, que vão até as unidades 24 horas com sintomas”, informa secretário Stefan Negrão.

Em 2013, a secretaria diagnosticou quatro casos de Influenza A H1N1 e um caso de Influenza B no município de Guarapuava. “Esse número é muito baixo quando comparamos nossa cidade com outras do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a região de Foz do Iguaçu, por exemplo, já tem 24 casos”, compara. “Nenhum desses pacientes precisou ser internado. Os cinco se recuperaram totalmente e estão bem”, garante.

Atualmente a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que o subtipo A H1N1, que teve surto em 2009, é similar ao vírus comum e deve ser tratado do mesmo modo que a gripe normal. O tratamento é feito com remédios que previnem os sintomas e o antiviral Oseltamivir, conhecido como Tamiflu. O medicamento é disponibilizado, com apresentação de receita médica, nas unidades 24 horas de Guarapuava, na Divisão de Vigilância Epidemiológica e nos hospitais. Entre os sintomas da H1N1, estão febre alta, tosse e/ou dor de garganta, que podem estar acompanhados de dores de cabeça, no corpo e nas articulações.

Da assessoria/Prefeitura Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.