Chuva, frio, geada, neve, umidade, teto que desabafou, inicio de gestão e estrutura sucateada. Estes foram alguns fatores que permearam o retorno de Guarapuava ao cenário esportivo estadual, sediando três eventos de grande porte nos últimos dias. Mas nada disso impediu o sucesso dos eventos, tanto em participação, organização e ranking. Os atletas de Guarapuava levantaram troféus e saíram campeões.
A avaliação feita pelo secretário municipal de Esportes e Recreação, Celso Góes, muito mais do que positiva, mostra que o comprometimento e a soma de esforços superam qualquer obstáculo. “Quando você encontra problemas que pode resolver, como é o caso da estrutura sucateada do complexo esportivo que herdamos da administração anterior, se consegue dar um jeito. Mas quando o problema foge do teu alcance como foi o caso das intempéries, aí a situação se complica, mas a união de todos fez com que tudo desse certo”.
Foram 30 dias de jogos consecutivos que reuniram cerca de sete mil atletas – a maioria crianças e adolescentes -, além das comissões técnicas, árbitros e organização, reunidos em três competições de grande porte: Jogos Abertos do Paraná, Jogos Escolares e Jogos da Juventude.
Paralelamente, houve o jogo da CAD contra o Corinthians, válido pela Liga Nacional de Futsal e que aconteceu em meio às competições. “A quadra umedeceu por causa do excesso de chuva e tivemos que dar um jeito. Depois, com a neve desabou o teto do Ginásio do Trianon; muitos atletas vieram de regiões quentes e se depararam com a neve. Foi tudo muito bacana, gratificante”.
De acordo com Celso Góes, o que mais lhe chama a atenção nisso tudo foi a parceria entre as secretarias municipais, incluindo a Surg, e com desportistas da cidade. “O prefeito Cesar Filho teve a vontade política para que as coisas acontecessem; as associações recreativas e sociais cederam ginásios de esportes, piscinas, quadras; colégios estaduais e escolas municipais cederam alojamentos. Tivemos muito apoio por parte da iniciativa privada. Nunca vi tanto envolvimento e sem essas parcerias a organização ficaria comprometida”. A equipe da Secretaria Municipal de Esportes é composta por 20 pessoas.
O retorno maior das competições, porém, foi dado pelos atletas das modalidades disputadas. Na última competição (Jogos da Juventude) que terminou nesta sexta-feira, as equipes de handebol masculino, vôlei masculino, futebol de campo e futsal masculino saíram como campeões das modalidades. “A Prefeitura apoiou e os nossos atletas deram a resposta com o seus talentos”.