22/08/2023



Agronegócio

Dia do Agricultor reúne mais de 500 pessoas

imagem-56573

            O Sindicato Rural de Guarapuava reuniu mais de 500 pessoas, entre produtores rurais, familiares, agrônomos e representantes de empresas e cooperativas do setor, para comemorar o Dia do Agricultor em Guarapuava, Candói e Cantagalo.

            O evento foi realizado em uma tarde festiva na sexta-feira, dia 26, no salão de festas da entidade, atraindo 220 pessoas em Guarapuava e 120 pessoas na Extensão de Base de Candói. Em Cantagalo, a data foi comemorada em estande da entidade durante a Festa do Agricultor, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cantagalo. Mais de 200 pessoas prestigiaram o estande do Sindicato no sábado e domingo, dias 27 e 28.

            Em Guarapuava, o evento, que visa homenagear os produtores rurais e destacar a importância do setor agropecuário para a sociedade, foi marcado por momentos de confraternização, homenagens, encontros e, também muita emoção. Fizeram parte da programação sorteios de brindes cedidos por empresas parceiras, apresentação cultural com os alunos do projeto Unimúsica da Unicentro e homenagem a associados com idade acima de 80 anos que receberam uma placa com o título de sócio remido do Sindicato Rural.

            Durante a homenagem, a gerente do Sindicato Rural, Luciana de Queiroga Bren, destacou o papel dos sócios remidos para agropecuária da região. “Os senhores são exemplos para todos nós. São pessoas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do setor agropecuário regional. Nos bastidores continuam nos ensinando e dando opiniões relevantes que fazem toda a diferença. São pessoas de fundamental importância para todos nós, são a memória e a cultura viva do nosso passado”.

            Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o evento é uma iniciativa de aproximar cada vez mais o produtor da entidade e também uma forma de valorizar o trabalho do homem do campo. “Ainda hoje temos que lutar pelo reconhecimento da classe produtora rural, mostrar que atuamos em uma atividade que corre todos os riscos. Esperamos que esse reconhecimento da sociedade seja real, porque com todas as dificuldades trabalhamos diariamente para que o pão de cada dia chegue à mesa dos brasileiros”.

            O produtor rural Sidney Camargo Junior disse que há anos vem comemorar a data junto com o Sindicato. “Esse dia é muito bom para nós, porque encontramos os amigos e trocamos ideias com outros produtores. A ideia do evento é louvável e brilhante, pois há vários anos vem reunindo produtores rurais da cidade e região”, opinou.

            O produtor rural, Edson Bastos, um dos 13 homenageados, falou sobre como foi ter recebido a homenagem no evento. “Foi um dia de congraçamento da classe produtora rural. Fico feliz de ver o número de pessoas presentes e o bom momento que está o sindicalismo e o associativismo. Essa coparticipação e trabalho com objetivos em comum são fundamentais para nossa atividade”, destaca o produtor.

            O secretario municipal de agricultura, Itacir Vezzaro, também esteve presente e parabenizou o Sindicato pelo evento. “Eu vejo de fundamental importância a realização do Dia do Agricultor, porque o produtor quase que não é lembrado. Então é importante que a entidade que representa o agricultor lembre e traga a classe para fazer uma confraternização”.

            O Dia do Agricultor é o maior evento festivo do Sindicato Rural e é realizado pelo quinto ano consecutivo.

 

 Festa do Agricultor em Cantagalo

Em Cantagalo, a Festa do Dia do Agricultor, que neste ano chegou a sua 12ª edição, atraiu grande público no final de semana. Com uma de suas extensões de base naquele município, o Sindicato Rural de Guarapuava participou do evento, somando-se à valorização daqueles que produzem nos campos da agricultura e da pecuária. No estande da entidade, a equipe do sindicato saudou e entregou brindes aos associados, além de confraternizar e divulgar o sindicato junto aos produtores rurais. Foram recebidas no estande lideranças municipais, como o prefeito Everson Konjunski, o presidente da Câmara Municipal, Junior Damiani, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vitorino Coradin, e estaduais, como os deputados Artagão Jr. e Nereu Moura. Nos dois dias, se estima que passaram pelo estande do Sindicato Rural cerca de 200 pessoas.

            Em todo o evento, de acordo com a organização, o público girou em torno de 2.500 visitantes, a maioria agricultores e suas famílias, de Cantagalo e de municípios próximos. Boa parte compareceu ao local da festa, na comunidade de Cinderela, na manhã de domingo, para a missa, e à tarde, para conferir o almoço e participar das brincadeiras da gincana, que começou por volta das 14h. Foi quando as pessoas lotaram o espaço do evento, que ganhou a alegria de uma homenagem coletiva, aos agricultores, num ambiente de descontração e amizade. Mas em seus dois dias, a programação também trouxe outros atrativos, como Café Colonial, exposição do comércio, Roda de Viola, desfile de veículos e bingo.

            Em Cantagalo há 20 anos, Dirceu Alves Fagundes foi um dos produtores que aproveitou a tarde do segundo dia do evento para encontrar os amigos. “Tenho participado da festa todo ano e cada vez está melhor, com mais gente”, comentou. “Só quem é agricultor sabe como é este trabalho. Ser agricultor, para mim, é muito bom”, afirmou com um sorriso. A Festa do Dia do Agricultor reuniu, em sua organização, a prefeitura de Cantagalo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Condarcan, entre outros parceiros.  

Com assessoria/SRG

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo