22/08/2023
Agronegócio

Expogua mostra cães que pastoreiam ovelhas

imagem-56896

A  aptidão de cães da raça Border no pastoreio de ovelhas é uma das atrações da 38ª edição da Expogua (Exposição Feira Agropecuaria e Industrial de Guarapuava).

As demonstrações na pista iniciaram no sábado (03). Na primeira apresentação, os cães, Bruce e Panda, dominaram o rebanho de cinco ovelhas, obedecendo aos comandos de Vilmar Fiori, que já treina animais  há oito anos. Pela primeira vez na feira, Vilmar veio de Francisco Beltrão, representando a Associação Paranaense de Pastoreio.

O adestrador explica que a intenção ao trazer os animais à feira foi mostrar a inteligência e eficiência dos cães. “Os Border Collie são os cachorros mais inteligentes do mundo, por que eles absorvem fantasticamente os comandos que são ensinados a eles. Você pode ensinar o mesmo comando de várias formas, que ele vai atender a todas”, declara.

Utilizando comandos de apitos e expressões em inglês, Vilmar controla as ações dos animais, que segundo ele, atuam como uma ferramenta de trabalho. “Eu mando andar, deitar, parar e eles seguem minhas instruções. É como se eles estivessem caçando pra mim”.

Os cães, que realizam um trabalho importante para os fazendeiros, podem ser treinados e considerados com experiência após três ou quatro anos, iniciando o treinamento ainda quando filhotes.

Thais Aparecida Gonçalves, de 14 anos, estava entre os visitantes que durante o passeio pela feira, pararam para prestigiar a demonstração. A guarapuavana diz que foi a primeira vez que viu este tipo de atividade e ficou impressionada com a disciplina dos animais.

As demonstrações com os cães de pastoreio seguem na feira até o próximo sábado (11) e segundo Vilmar, devem passar por todo o parque para que o público visitante conheça a prática.

Com informações de  Nádia Moccelin e foto de  Márcio Nei dos Santos (Assessoria de Imprensa da Expogua/Unicentro)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.