Já estão em Candói os caminhões e máquinas que fazem parte do Programa Patrulha do Campo, que veio somar para revitalizar as estradas rurais do município. Os equipamentos atendem a união dos prefeitos de Candói Gelson Costa (PT), de Reserva do Iguaçu, Emerson Julio Ribeiro, de Pinhão, Dirceu José de Oliveira, que se uniram para formar o Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Jordão, ainda no inicio do ano de 2013. Na sequência, o prefeito de Guarapuava Cézar Silvestri Filho também solicitou a participação no Consórcio.
Toda a readequação das estradas será acompanhada pelos técnicos da CODAPAR e pelo secretário de Obras Adilson Kruk. Um profissional técnico acompanhará todo o processo no dia-a-dia dos trabalhos. “O parque de máquinas da prefeitura de Candói está praticamente todo sucateado, mesmo assim 80% das estradas já foram recuperadas e estão em bom estado de conservação. Levando em consideração as chuvas dos meses de junho e julho que foram arrasadoras para as estradas rurais, a patrulha do campo veio somar na manutenção das estradas”, acrescentou Gelson.
“Estamos fazendo todos os esforços possíveis para agilizar os trabalhos e dar qualidade às nossas estradas rurais. Temos que pensar em nossos agricultores que são a base econômica do nosso município. Boas estradas significam mais produção e melhor qualidade de vida para nossos agricultores. Consequentemente, o nosso comércio local é, também, beneficiando seja pela circulação de recursos, seja pelo próprio uso das estradas para venda e entrega de mercadorias aos nossos agricultores”, ressalta o prefeito de Candói.
Patrulha do Campo
A Patrulha do Campo é composta por 12 equipamentos, sendo:
– uma escavadeira hidráulica;
– uma motoniveladora (patrola);
– uma pá carregadeira;
– um trator de esteira;
– um rolo compactador;
– um caminhão comboio;
– uma pick-up;
– cinco caminhões basculantes.
Os quatro prefeitos foram contemplados com duas Patrulhas do Campo. Candói irá trabalhar em parceria com o município de Guarapuava. Ficou por responsabilidade do Governo do Estado o aluguel e a manutenção dos maquinários. Cada município ficou com a responsabilidade do custeio do combustível e da alimentação, pernoite e salários dos funcionários que serão pagos via Consórcio. O Teste Seletivo de contratação dos operadores e motoristas já foi realizado. Nos próximos dias iniciam-se os trabalhos. “Serão recuperados 30 km de estradas por vez em cada município. No município de Candói a primeira região a ser contemplada é a da Igrejinha”, explica o prefeito Gelson Costa.