A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a sétima morte por gripe em Curitiba nesta quarta feira (21). É o segundo caso de morte por H3 na cidade. Desde o início de 2103, foram registradas três mortes pelo vírus Influenza B e duas por Influenza A H1N1, ainda de acordo com a secretaria.
A última vítima foi um homem de 75 anos, diabético e com reumatismo. Ele faleceu no dia 14 de agosto. Segundo a secretaria, o idoso tinha se vacinado contra a gripe e procurou atendimento em uma unidade de saúde depois de desenvolver por três dias um quadro gripal. Apesar de ter iniciado o tratamento com o Tamiflu, ele não resistiu às complicações.
Estado
De acordo com o último boletim da gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os casos da doença estão caindo gradativamente nas últimas sete semanas. O auge das ocorrências no estado foi registrado na semana de 30 de junho a 6 de julho. A partir desta data, os números apresentam uma tendência de queda em todas as regiões.
De janeiro até segunda feira, já haviam sido confirmados 1.315 casos de gripe no Paraná, sendo que a maior parte foi causada pelos vírus Influenza B (583) e Influenza A H1N1 (554). Apenas na última semana, foram 35 casos novos da doença contra 71 de sete semanas atrás.
A Sesa apontou que 53 mortes pela doença já foram confirmadas no Paraná, em 2013.
Informações: G1