O Ministério Público do Paraná da comarca de Palmas, na região centro-sul do Estado, intermediou um acordo nesta quinta-feira, 29 de agosto, para viabilizar a posse do novo prefeito do Município, Hilário Andraschko, que ficou em segundo lugar nas Eleições de 2012. A posse será realizada na próxima segunda-feira, 2 de setembro, às 14 horas, na sede do Poder Legislativo Municipal.
O compromisso foi firmado após decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que cassou o mandato do então prefeito eleito, João de Oliveira, e determinou que o candidato classificado em segundo lugar assumisse o Poder Executivo Municipal. Segundo os promotores de Justiça David Kerber de Aguiar, Felipe Lisboa Barcelos e Juliana Mitsue Botomé, da comarca, a data da posse passou a ser objeto de inúmeras ações judiciais. Por conta disso, a Prefeitura Municipal ficou sob a administração do prefeito interino, Wilmo Rodrigues Correia da Silva, até que se chegasse a um acordo.
O Termo de Acordo contou com a adesão dos representantes do Legislativo Municipal, do ex-prefeito João de Oliveira, de representantes do candidato Hilário Andraschko, e do prefeito
interino.
Ficou acordado, também, que o descumprimento das cláusulas do documento, por quaisquer das
partes, acarretará a obrigação de pagamento de multa diária no valor de R$ 100 mil.