22/08/2023
Agronegócio

Produtores de Guarapuava recebem calcário

imagem-59179

Produtores de Guarapuava estão recebendo calcário. A distribuição de 2.600 toneladas  faz parte das ações previstas no programa Vida Rural. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, serão beneficiados 260 produtores familiares, 60 a mais que no ano passado. Cada um pode receber até 10 toneladas do produto.

De acordo com o secretário Itacir Vezzaro, as associações selecionaram os agricultores tendo como base a necessidade do produto e a renda dos inscritos. “Após recebermos os nomes dos selecionados, técnicos da secretaria estiveram nas propriedades, analisaram o solo e calcularam a quantidade necessária de calcário”, explica.

A secretaria fornecerá, além do calcário, o transporte e aplicação do produto, sem custo, a 58 produtores. Os demais terão apenas a despesa com o transporte e a aplicação. “O calcário faz a correção de solo, diminuindo a acidez e permitindo que os nutrientes sejam melhores absorvidos pela plantação. Isso influencia no aumento da produtividade de qualquer cultura e na recuperação da pastagem”, esclarece o engenheiro agrônomo e técnico da secretaria de Agricultura, Hamilton Mello, destacando que o Governo do Estado contribuirá com 580 toneladas das 2.600 que serão distribuídas no município.

Os agricultores beneficiados se inscreveram no primeiro semestre deste ano. “Quem não conseguiu se inscrever este ano pode procurar as associações ou entidades nas quais estão cadastrados para fazer a solicitação. Em 2014, a prefeitura pretende aumentar significativamente o número de beneficiados e distribuir 5.000 toneladas de calcário”, finaliza o secretário. Mais informações pelo telefone (42) 3629-6112.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.