Na abertura da Semana do Trânsito em Guarapuava, o prefeito Cesar Silvestri Filho mostrou-se preocupado com a situação do município. “Não adianta esperarmos um situação caótica para tomarmos alguma medida. Por isso a volta do Comutra, as mudanças para melhorar a visibilidade dos motoristas nos semáforos, onde foram colocadas luzes de led, melhorar a sinalização, entre outras medidas que estamos desenvolvendo”.
Na oportunidade ele também falou sobre o Guaratran. “Sabemos que esse órgão precisa de reestruturação, porque não consegue atender adequadamente toda a cidade contando com oito agentes. Por isso, ele irá passar por uma reestruturação, contratando novos agentes com a realização de um novo concurso que acontecerá em breve”.
Ainda segundo o prefeito, o trânsito mata por ano 60 mil pessoas e deixa outras 250 mil com alguma deficiência em decorrência de acidentes, sendo que 90% dos incidentes são causados por falha humana.
O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava), Detran (Departamento de Trânsito do Paraná), 16º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Corpo de Bombeiros e o 16º BPEC (Batalhão da Patrulha Escolar), que recebe como tema “Educação no trânsito. Uma educação em respeito à vida”. Também foi lançada a cartilha do Proet (Programa de Educação no Trânsito) que será distribuída nas escolas para que as crianças conheçam desde cedo as leis e normas de trânsito.