Nesta quinta feira (19) Guarapuava sedia o 2º Fórum de Agronegócios do Centro Sul do Paraná. De acordo com um dos organizadores do evento, empresário Beto Xavier, a expectativa é que cerca de mil produtores participem da programação. “Nosso objetivo é fomentar toda a cadeia produtiva regional. Além de palestras técnicas, haverá exposição de máquinas e insumos agrícolas. É um evento técnico e que atende todos os setores produtivos da região”.
O Fórum será realizado no Pahy Centro de Convenções e Eventos a partir das 14h00. O evento, que é destinado a produtores rurais, técnicos, investidores, cooperativas e empresas, tem como objetivo trazer informação técnica para o setor agrícola, em âmbito local, estadual e nacional.
Conforme Beto Xavier, proprietário da BetoAgro, o fórum contará com a participação de palestrantes do mais alto gabarito do agronegócio nacional e a intenção é aproximar todo o setor produtivo. "O agronegócio está em franca expansão, o Paraná vem batendo recordes de produção de grãos, a demanda interna e externa está em crescimento e todo o mercado agrícola passa por mudanças estratégicas. Nesse sentido, é importante realizamos um fórum para discutir os temas relevantes do agronegócio mundial, e sabemos que Guarapuava e região fazem parte desse cenário".
PROGRAMAÇÃO
– 14h00 às 17h30 – Debate e rodada de negócios de maquinário, insumos agrícolas com rodada de chimarrão e café (estandes das empresas parceiras);
– 18h00 – Início das inscrições e recepção dos convidados;
– 18h30 – “Porto no campo. A aproximação do porto com o setor produtivo”.
– Luiz Henrique Divino, superintendente do Porto de Paranaguá;
– José Richa Filho, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística;
– Reinhold Stephanes, ex ministro da Agricultura do Brasil e chefe da Casa Civil do Governo do Paraná;
– 19h10 – Palestra: “Conjuntura atual de feijão e milho, preços, logística e seus destinos”.
– Valmir Brandalizze, analista de mercado da Brandalizze há mais de 15 anos;
– 19h35 – Palestra: “Produção de trigo e adoção de tecnologia, estoques, ofertas e demanda do cereal”.
– Nelson Montagna, gerente de suprimentos da Anaconda Agrícola SA;
– 20h00 – Coffee break;
– 20h30 – Palestra: “Palestra from China do Brazil: tendências do mercado mundial da soja e suas expectativas”.
– 21h10 – Shows surpresa.