22/08/2023
Geral

Bancários aderem greve em todo o Brasil

Os bancários de todo o Brasil começaram hoje (19) uma greve por tempo indeterminado. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), da CUT, a medida foi tomada depois de decisões tomadas em assembleias ocorridas no dia 12 deste mês.

Segundo a Contraf, cada sindicato tem autonomia para denifir como fará a greve, mas o objetivo é parar o maior número de agências possível. Um balanço geral sobre a paralisação deve ser divulgado no final da tarde desta quinta.

A manifestação pede melhorias na condição de trabalho, como reajuste salarial, aumento do piso, entre outros. A categoria quer reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Pede, ainda, fim de metas abusivas e de assédio moral que, segundo a confederação, adoece os bancários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.