22/08/2023
Geral

Outubro Rosa será lançado hoje em Guarapuava

Começa nesta terça feira (1º) em Guarapuava, a campanha Outubro Rosa. Promovida pela Prefeitura Municipal, a campanha busca durante todo o mês realizar ações de prevenção sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer, além de prevenir problemas de saúde em mulheres.

Uma grande programação foi organizada para celebrar o Outubro Rosa. As ações começam hoje ás 9h com a abertura oficial. Ás 19h, no Auditório da Campo Real, haverá também o  lançamento do serviço de prevenção do câncer de colo de útero e mama.

Além da programação repleta, vários pontos turísticos da cidade serão iluminados com a cor rosa e algumas lojas, empresas e instituições terão vitrines especiais decoradas com o laço da campanha.

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano. “O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção das mulheres de todas as idades, em especial as mulheres que têm 40 anos ou mais, sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual e do teste preventivo, buscando a detecção precoce da doença para a redução da mortalidade e a prevenção”, destaca a diretora do departamento de Atenção Básica de Saúde, Helena Ângela de Camargo Ramos.

A campanha é uma parceria das secretarias de Saúde, Políticas para as Mulheres e Assistência Social, Clube Soroptimista de Guarapuava, Conselho da Mulher Executiva, Faculdade Campo Real, Faculdade Guairacá, Sindicato Rural e Acopecc (Associação Centro-Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer).

 

Programação: 

Dia 01/10 – Lançamento da Campanha Outubro Rosa

Inicio às 9h no auditório da Faculdade Campo Real com abertura solene e palestras com o médico oncologista, Anderson Fadel, sobre o câncer de mama e com a enfermeira, ChayaneTernopolski, sobre epidemiologia do câncer de colo de útero e de mama
Lançamento do serviço de prevenção do câncer de colo de útero e mama da Real no auditório da Faculdade Campo Real às 19h

 

Dia 02/10 – Divulgação do Outubro Rosa no evento do Dia das Secretárias

Inicio às 14h na sala de eventos do Sindicato Rural de Guarapuava

 

Dia 04/10 – Divulgação do Outubro Rosa na Feira Detona Guarapuava

Stand do CEME (Conselho da Mulher Executiva) com o tema “Educação em saúde e prevenção”

 

Dia 05/10 – Blitz educativa sobre prevenção do câncer

Distribuição de folder e aplicação de adesivo Outubro Rosa nos veículos às 10h na rua XV de Novembro em frente a rádio Cultura e às 14h na av. Manoel Ribas em frente ao Parque de Exposições

 

Dia 06/10 – Participação no Projeto Viva a Vida – Pe. Ari Marcos

13h às 17h – Realização de exames preventivos do câncer de colo de útero e mama em um espaço especial organizado pela Secretaria da Mulher na Paróquia Santana.

 

Dia 08/10 – Outubro Rosa no 2º Dia de Campo Florestal

Divulgação na Unicentro Campus Cedeteg das 9h às 16h

 

Dia 10/10 – Palestra no auditório da Faculdade Campo Real

Palestra promovida pelo Clube Soroptimistas de Guarapuava, ministrada pela psicóloga do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, Tania Mary Gómez, com o tema “Superar o Câncer: Um Poder do Paciente”, a partir das 14h.

 

Dia 16/10 – Outubro Rosa na Winter Show

9h às 16h – Divulgação da campanha no evento promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária

 

Dia 19/10 – DIA D DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E COLO

Todas as unidades básicas de saúde, Centro de Saúde da Mulher, Cisgap e os Caps estarão realizando a coleta das 8h às 17h

                                           

Dia 26/10 – Caminhada Outubro Rosa

Neste dia haverá uma caminhada que terá concentração na praça Cleve às 9h30, indo até o Parque do Lago onde haverá apresentação da performance flash mob pelo Ceme e painel vivo com participantes do Soroptimistas.

                      

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.