O aumento no preço das passagens interestaduais, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última quarta feira (02) e divulgado no Diário Oficial da União já tem reflexos nas tarifas cobradas por empresas de transporte em Guarapuava. O reajuste feito pelas empresas segue a determinação de 6,9% desde ontem (05).
A passagem para Itapeva (SP), por exemplo, de R$ 60,00 foi para R$ 64,00. Nas observações da universitária Veridiana Amaral, que mora em São Paulo, o reajuste pode parecer baixo, mas como as viagens para o estado vizinho são constantes, isso pode prejudicar o controle econômico dos estudantes. “As passagens já eram caras, e como a gente tem que ir constantemente visitar os nossos familiares, esse reajuste vai nos prejudicar”.
O reajuste só vale para trajetos entre estados com percurso superior a 75 quilômetros. A justificativa do governo para a autorização do aumento foi a necessidade de se manter o equilíbrio econômico-financeiro das empresas responsáveis pelo transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.