Usuários dos ônibus escolares de Palmital têm reclamado sobre as más condições de uso dos veículos. Os ônibus levam diariamente alunos da área rural e urbana para uma escola no Centro do município. A lataria dos veículos está precária, os bancos estão sem assentos e há até buracos no piso.
Sete ônibus estão em estado parecido foram retirados de circulação. Há alguns meses, um acidente envolvendo um dos ônibus causou a morte de uma pessoa. O motorista perdeu o controle do veículo e bateu em uma pedra. De acordo com o motorista, o acidente aconteceu após um dos pneus, que estava careca, ter estourado, fazendo com o que o ônibus saísse da pista. Um homem que pegava carona foi arremessado para fora do veículo e não resistiu aos ferimentos.
A Prefeitura de Palmital reconhece que metade da frota não deveria mais circular, porém alega não ter verba para comprar novos ônibus, nem para terceirizar o serviço. A prefeitura informou ainda que deve receber, até o fim do ano, sete ônibus escolares do Governo Federal, o que vai permitir a substituição dos ônibus que estão em piores condições da frota de 24 veículos.