22/08/2023
Agronegócio

WinterShow 2013 supera expectativas e atrai mais de 4 mil participantes

imagem-61179

O WinterShow 2013  realizado pela Cooperativa Agrária durante a semana superou todas as expectativas. Com recorde em público e em quantidade de empresas expositoras, a 13a  edição trouxe inovações tecnológicas e incrementos de estrutura e programação. Entre os últimos dias 16 e 18, cerca de 4 mil pessoas visitaram o evento, que contou com 63 estandes, segundo informou a Assessoria de Imprensa da Agrária.

Palestras técnicas dos pesquisadores da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), bem como convidados nacionais e do exterior difundiram novidades relativas a cereais de inverno. As pesquisas apresentaram, entre outros temas, nova variedade de cevada; comparações sobre o manejo de trigo; resultados da pesquisa com cultivares de aveia tolerantes à geada; manejo de doenças e de plantas daninhas; adubação nitrogenada em cereais de inverno e o desempenho dos mecanismos de dosagem de fertilizantes em semeadoras.

Entre as inovações da edição 2013, estão a extensão de dois para três dias de WinterShow e estrutura de cobertura sobre as ruas, a fim de proteger os visitantes de sol e chuva. A “Boutique Agrária” comercializou produtos com logotipo da cooperativa, com renda revertida ao Hospital Semmelweis, localizado na Colônia Vitória. E a assessoria de imprensa ocorreu em parceria entre a Agrária e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), a qual também originou o Prêmio Franz Jaster de Comunicação, que premiará as melhores reportagens sobre o WinterShow 2013.

Outra novidade foi o terceiro dia dedicado ao balcão de negócios, possibilitando aos produtores testar equipamentos agrícolas. A presença de instituições financeiras facilitou as negociações.  “O WinterShow cresceu muito nos últimos anos e, principalmente, nesta edição. Recebemos visitantes de outros estados e até do exterior”, explicou o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl. “O evento, cada vez mais, se torna referência nacional em culturas de inverno”, acrescentou.

Em 2012, cerca de 2.200 pessoas estiveram presentes aos dois dias de evento. O incremento de público, superando os 3.100 visitantes entre quarta e quinta-feira, é outro indicador de sucesso do formato atual, destacou Karl. “As exigências dos nossos clientes crescem e nós temos que nos adequar a isso. E o WinterShow traz essa a conexão entre fornecedores, produtores e clientes”, avaliou.

Ao todo, foram mais de seis meses de preparativos, desde contato com parceiros, preparação das vitrines tecnológicas, plano de divulgação e definição do programa. Após três dias, o WinterShow manteve seu propósito de ser referência e maior evento relativo a cereais de inverno do Brasil.

O WinterShow 2013 contou com o patrocínio ouro do Banco do Brasil, além de três patrocinadores prata: a Caixa Econômica Federal, a UPL e o Sindicato Rural de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.