Um projeto da Secretaria Municipal de Saúde e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está levando enfermeiros até os colégios estaduais de Guarapuava e ensinando os alunos como proceder em casos de emergência e a maneira correta de acionar o serviço.
O projeto intitulado de “Samu Ativo” visitou o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara onde formaram grupos de alunos, que servirão de multiplicadores das informações. “Nós vamos treinar pequenos grupos de 10 alunos por escola para que eles estejam aptos a transmitir tudo o que aprenderem para a população. Serão 8 horas de treinamento. Entre teoria e prática, o grupo vai aprender a maneira correta de acionar o Samu, que informações devem ser repassadas, além de conhecerem os primeiros procedimentos em caso de atendimento urgente, como a reanimação cardiopulmonar”, explica o coordenador do Samu, Franco Bittencourt.
Neste sábado (9), uma equipe do Samu e os grupos de alunos multiplicadores estarão em frente à Praça Nove de dezembro, no calçadão da rua XV, informando a população sobre o tema. Também haverá exposição da ambulância e simulação de atendimento.