Mais de 800 pacientes serão atendidos neste sábado (09) no Centro Integrado de Atendimento (CIA) no Bairro Morro Alto em Guarapuava em 20 especialidades. O mutirão foi programado pelo Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava Pinhão) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a diretora executiva do Cisgap e coordenadora do mutirão, Marcia Brito, há uma demanda reprimida de 18 mil encaminhamentos. “Temos demanda agendada em 2010”.
Para zerar os encaminhamentos de consultas e exames em especialidades o Cisgap e a Saúde mapearam a cidade e vão realizar outros mutirões em quatro CIAs: Xarquinho, Vila Bela, Jordão e Vila Carli.
Para este sábado 600 consultas estão agendadas e estão sendo cumpridas desde ontem, sexta feira (08), diz Marica Brito. “Já atendemos mais de 100 consultas ontem e já liberamos mais de 100 consultas extras somente hoje, potanto, vamos passar de 800 atendimentos. Todo saem daqui com exames autorizados com exceção da tomografia que precisa de documentos, mas os pacientes estão sendo atendidos e encaminhados”.
A única especialidade que não está sendo atendida é oftalmologia que possui quatro mil pessoas na fila de espera. “Temos três oftalmologistas que não conseguem atender toda essa demanda. Além disso temos cerca de 600 consultas que são agendadas a cada mês”.
O atendimento neste sábado vai continuar até que todas as consultas agendadas sejam cumpridas.