22/08/2023



Esportes

Domingo de sol em Guarapuava com Bicicletaço

imagem-62445

O domingo (10) amanheceu propício para a prática de esportes em Guarapuava. E o Bicicletaço reuniu famílias motivadas em dar um recado à comunidade: "praticar atividade física, poluir menos e intregar-se faz bem para todos". 

Foram cerca de 200 ciclitas que saíram da empresa Kopanski, por volta das 09h40 da manhã, seguiram pela avenida Moacyr Silvestri, passaram pelo Trevo do Índio, seguindo pela Manoel Ribas e Getúlio Vargas até chegarem a Polícia Federal em frente a Lagoa das Lágrimas. 

Sempre motivados pelo professor de educação física e parceiro da iniciativa João Paulo Orneles, participaram de sorteio de brindes no fim do passeio. 

Para participar bastou preparar a bike, um quilo de alimento não perecível e motivar-se para enfrentar os aproximadamente 4 km de trecho. Para Solange Couto Oliveria, organizadora do Bicicletaço a iniciativa tem ganho força e parcerias fundamentais como Peugeot, Faculdade Guairacá e empresa Kopanski. 

A Unimed, promotora da iniciativa, proporciona aos participantes a maior segurança possível com o acompanhamento de uma ambulância totalmente equipada para qualquer eventualidade, enfermeiros e um médico cardiologista. 

Para o empresário Edson Kopanski, parceiro e idealizador da iniciativa o que falta é uma educação para o trânsito mais efetiva que envolva Guaratran, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia de Trânsito, SAMU, e demais entidades responsáveis pela segurança. "Existe um risco elevado de acidentes quando ciclista, motorista e pedestres desconhecem as regras fundamentais de trânsito. Estamos pensando um projeto para contribuir para esta conscientização de uso correto das ciclovias."

A participação de famílias é o ponto forte do Bicicletaço em Guarapuava. O ciclista com mais de 20 anos de estrada, Rogério Gonçalves Cordeiro, levou os dois filhos, um de 8 anos e outro de 11 para o passeio. "Somos o exemplo mais direto que eles seguem. Conscientizá-los desde cedo é nosso dever. Assim serão pedestes, ciclistas, e futuros motoristas mais atentos e solidários." Com propriedade para abordar o assunto, Rogério é o representante guarapuavano no Audax da França, percorrendo 1200 km interruptadamente de bike. Ele conseguiu a marca vencendo as baterias de 200, 300, 400 e 600 km nas provas nacionais. Se prepara agora para se qualificar para 2014.

Os alimentos arrecadados neste Bicicletaço serão distribuídos igualmente para o SOS e para a Comunidade Bethania. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo