O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, inaugura neste sábado (30), às 9h30, o Centro Mãe Paranaense de Guarapuava que funcionará junto com a Clínica da Mulher, na Rua Afonso Botelho, 1424 Bairro Trianon. A informação é da Agência Estadual de Noticias. A estrutura foi reformada para abrigar o programa. O objetivo é garantir às gestantes um pré-natal de qualidade, referência no parto hospitalar e acompanhamento do desenvolvimento do bebê, em especial no primeiro ano de vida.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o programa Mãe Paranaense, voltado ao atendimento de gestantes e recém-nascidos, é organizado em uma rede de atenção à saúde materno-infantil. Abrange todas as regiões do estado, com apoio aos municípios.
Entre as ações, o acompanhamento pré-natal, com no mínimo, sete consultas. A gestante pode fazer 17 exames, o que permite conhecer a classificação de risco da mulher e da criança.
A iniciativa do governo do estado do Paraná se baseia na experiência realizada na administração do governador Beto Richa, na Prefeitura de Curitiba durante as gestões como prefeito, e que se transformou em referência nacional: em São Paulo, com o Mãe Paulistana, em Pernambuco, com o Mãe Coruja, Fortaleza e pelo governo federal, no Rede Cegonha. Em Guarapuava a versão será o Mãe Guará que será lançado às 11 horas no Auditorio da Faculdade Campo Real.