22/08/2023



Saúde

Vinte médicos estão atendendo em mutirão no Xarquinho

Vinte médicos de Guarapuava estão mobilizados para atendimento em mutirão aos moradores do Xarquinho nesta sexta feira (13). O trabalho é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde) realizam o 2º Especialidades nos Bairros. O mutirão de atendimento está acontecendo na Escola Municipal Iná Ribas Carlie a expectativa é atender cerca de 1.500 pessoas, incluindo moradores de Dourados e Pinheiros, em todas as especialidades. A ação inédita da Prefeitura de Guarapuava tem o objetivo de ajustar o fluxo de exames e normalizar a fila de espera na rede municipal de saúde.

De acordo com a diretora executiva do Cisgap, Marcia Brito, médicos e funcionários estão se dedicando para obter bons resultados. “Havia uma demanda de 18 mil encaminhamentos em Guarapuava que estamos conseguindo reduzir com esses atendimentos nos bairros e no próprio Cisgap”, esclarece. O primeiro mutirão aconteceu em novembro, no bairro Morro Alto, sendo beneficiadas 850 pessoas. “Após a consulta, o paciente é liberado ou encaminhado para os exames”. O próximo a receber o mutirão será o bairro Vila Bela.

 

Lourdes Pacheco, 81 anos, que estava com a filha Isabel Maria dos Santos, 43 anos, disse que essa ação é muito importante, pois proporciona vários benefícios, como diminuir o tempo de espera. “Na nossa idade não se pode perder muito tempo em filas, precisamos cuidar da saúde”, destaca a aposentada, que foi atendida por um cardiologista. A dona de casa Ana Beatriz Nogueira, 37 anos, aprovou o atendimento. “Eu fui muito bem atendida e estou saindo daqui com o meu problema de ortopedia resolvido”, afirma, parabenizando a Secretaria de Saúde pela iniciativa.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo