22/08/2023
Esportes

A NFL dá o exemplo

Se no Brasil uma nova temporada do futebol se inicia, com os mesmos e velhos problemas de sempre, nos EUA o campeonato nacional de futebol americano, principal esporte do país, chega a sua reta final carregado de emoções.

No último fim de semana deu-se início aos playoffs da liga em busca o título do Super Bowl de 2013-2014, o que deixou os fãs da bola oval polvorosos e fez os estádios ficarem lotados. Mas não é apenas nos jogos finais que o público da NFL impressiona, segundo cálculos nos 256 jogos da fase de classificação da temporada, a competição reuniu 17.304.523 torcedores, o que dá a impressionante média de 67,6 mil fãs por partida e torna a NFL o maior sucesso de público do esporte mundial.

Para se ter uma idéia, em 2013 o Campeonato Brasileiro de futebol teve uma média de cerca de 15 mil torcedores por jogo num total de 5,7 milhões de pagantes.

São muitos os motivos que levam a essa disparidade, desde a estrutura dos times, estádios, condição financeira da população, a questão dos orçamentos dos clubes e distribuição das cotas de patrocínios e televisão, além do esporte universitário, draft e muitos outros.

Mas o que mais me chama a atenção nisso tudo é a paixão do torcedor americano pelo esporte. No último domingo Green Bay Peckers e San Francisco 49 ers se enfrentaram em Green Bay num frio de -20°C. O Lambeau Field Stadium, palco da partida, é um estádio sem cobertura e com assentos de metais, todos congelados devido a baixa temperatura, contudo nada impediu que mais de 70 mil pessoas comparecessem a partida.

Vale salientar que a cidade de Green Bay tem apenas cerca de 100 mil habitantes, ou seja a grande maioria estava no estádio assistindo a partida.

Será que nós brasileiros, que dizemos de peito estufado sermos apaixonados por futebol, seriamos capazes de acompanhar nosso time nestas circunstancias. Muitas vezes deixamos de ir aos estádios eginásios  por causas muitos menores e acabamos nos tornando um torcedor de sofá, televisão e pipoca.

Que a NFL de o exemplo e os estádios brasileiros se encham em 2014.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.