22/08/2023
Política

Em Irati, Caputo amplia Telessaúde

imagem-65519

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, esteve em Irati na manhã desta sexta-feira (17) e anunciou uma série de ações para melhorar o atendimento na região. Quatro municípios que aderiram ao programa Telessaúde receberam equipamentos de conexão de imagem e som, que permitem aos médicos e demais profissionais das unidades de saúde receberem consultoria ou terem uma segunda opinião de especialistas. Além disso, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Sul do Paraná receberá novos recursos para obras de reforma em sua sede.

Segundo Caputo Neto, a região esteve por muito tempo esquecida pelo Governo do Estado e nos últimos três anos está recebendo a atenção que merece, com o maior volume de investimentos já realizados na história. “Estamos organizando todo o atendimento nesta região, com investimentos em unidades de saúde, hospitais, aquisição de novas ambulâncias e destinação de recursos para apoiar as ações dos municípios”, destacou.

TELESSAÚDE

Os equipamentos do Telessaúde serão instalados em unidades básicas de Inácio Martins, Irati, Rebouças e Rio Azul. Os computadores, webcams, câmeras digitais, headphones e microfones permitem o acesso dos profissionais de saúde ao serviço de consultoria técnica ou segunda opinião prestado pela Universidade Federal do Paraná. A UFPR é uma das quatro universidades que participam do programa disponibilizando especialistas para apoiar os médicos que atendem nos municípios. As outras são as universidades estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e Unioeste (Cascavel). Alguns kits incluem ainda eletrocardiógrafos para a realização de exames de coração.

O prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi, disse que o Telessaúde vai melhorar a capacidade de diagnóstico de doenças, pois os profissionais das unidades terão a possibilidade de debater casos clínicos com especialistas de Curitiba. “Esses dois kits que estamos recebendo com certeza farão a diferença no atendimento a nossa população”, declarou.

NOVOS INVESTIMENTOS

 Durante a solenidade de entrega dos equipamentos, Caputo Neto anunciou a aquisição de três ambulâncias de remoção para os municípios de Irati, Rio Azul e Mallet. Os veículos foram adquiridos no final do ano passado e serão entregues ainda neste primeiro semestre.

O secretário anunciou ainda a liberação de mais R$ 192 mil para a conclusão das obras de reforma da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde. O espaço é referência para região Centro-Sul e oferece consultas e exames em diversas especialidades.

De acordo com o prefeito de Imbituva e presidente do Consórcio, Bertoldo Rover, a obra foi iniciada em 2013 e precisava de mais recursos para ser concluída. “São melhorias em acessibilidade, rede elétrica, pintura e outros ajustes que vão permitir que concentremos os serviços em um único espaço”, disse. Na primeira fase da obra, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 450 mil.

Na área de cirurgias eletivas também houve grandes avanços nos últimos anos, de acordo com o diretor da 4ª Regional de Saúde, João Almeida Junior. Ele conta que a parceria e fortalecimento da Santa Casa de Irati, através do programa HospSUS, e a contratação de uma clinica de olhos para a realização de procedimentos eletivos fez com que a fila de espera por alguns tipos de cirurgias fosse reduzida ao mínimo. “Para cirurgia de cataratas, por exemplo, hoje praticamente não existe fila”, afirmou. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo