22/08/2023



Saúde

UPA do Batel será aberta em março e está dentro do prazo, diz MS

 “Ficamos muito satisfeitos em verificar que Guarapuava tem data de entrega, cumprindo o prazo e as normas acordadas com o Ministério da Saúde, pois vários municípios, inclusive no Paraná, desistiram e devolveram recursos”. A afirmação foi feita por Kátia Uchimura, apoiadora do gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde. Ela e mais um técnico do Governo Federal estiveram em Guarapuava ontem, quarta feira (22), vistoriando as instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no bairro Batel em Guarapuava. A informação foi divulgada nesta quinta feira (23) pela Secretaria Municipal de Comunicação Social.

A data agendada para a abertura da UPA é o dia 10 de março deste ano. A unidade já foi inaugurada nos últimos dias de gestão do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, porém, sem qualquer equipamento e sem funcionários.  “Estamos apenas dependendo da entrega dos equipamentos por parte dos fornecedores”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho à Rede Sul de Notícias. Uma das maiores preocupações do prefeito é o valor mensal do custeio que segundo ele, é muito maior do valor que será repassado pelo Governo Federal.  A RSN não conseguiu levantar os valores e aguarda informações por parte da Secom.

De acordo com o secretário de Saúde, Stefan Negrão, a unidade funcionará sete dias por semana para atendimento de urgência e emergência. “A atual administração está empenhada em garantir mais saúde aos moradores em todos os bairros e distritos. Com a entrega da UPA, daremos um importante passo neste sentido, somando a outras ações que estão ocorrendo no município, como por exemplo, as obras de adequação e ampliação de 12 unidades de saúde”.

A UPA é uma estrutura intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, reduzindo o tempo de espera nas duas urgências municipais – Trianon e Primavera. “A UPA estará com todos os equipamentos necessários e profissionais capacitados para atender os guarapuavanos, com qualidade e eficiência”, reforça o prefeito.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo