A manhã deste sábado foi de protesto em frente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Batel, em Guarapuava. A manifestação organizada pelo Setorial de Mulheres do PT pede a imediata abertura da unidade de saúde. De acordo com Márcia Oliveira, membro do setorial, a obra é oriunda de recursos do governo federal e está pronta desde dezembro de 2012 restando agora a administração municipal realizar a abertura do espaço. “ Quando o pessoal sabe que a gente é do PT nos cobra por esta obra e hoje cobramos do prefeito que ela seja entregue”.
Apesar de inaugurado em 2012, durante a gestão do ex-prefeito Fernando Carli, o prédio nunca pode ser usado já que apresentava sérios problemas estruturais e falta de equipamentos.
De acordo com a prefeitura, obras foram realizadas e os equipamentos foram comprados , restando agora apenas a entrega dos matriais por parte dos fornecedores para a inauguração da UPA, já marcada para o dia 10 de março.
Para as mulheres do PT, que já reuniram cerca de cinco mil assinaturas em um abaixo assinado, há ainda dúvidas quanto a inauguração. “Logo no começo da gestão o prefeito falou que em 180 dias a UPA seria inaugurada, mas até agora nada. Esperamos que essa abertura em março aconteça de fato, já que é o último prazo estipulado pelo Ministério da Saúde” comentou Márcia.
A manifestação acontece durante todo o dia em frente a UPA com a coleta de mais assinaturas.