A consolidação do município de Pitanga como sede da região administrativa do centro do Paraná volta à pauta das reivindicações encabeçadas pelo prefeito Altair Zampier (PR). Ele liderou uma comitiva para audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Guilherme Luiz Gomes, nessa segunda-feira (3). Acompanhado pelo deputado estadual Artagão Junior (PMDB), pela vice-prefeita Mirna Galafassi, o presidente da subseção da OAB, Rogério Danguy Cleto, o presidente da Câmara, Orlando Walecki, vereadores, secretários e advogados, o encontro reforçou o pedido para a construção do novo prédio do Fórum da Comarca de Pitanga. De acordo com o prefeito, há alguns anos a demanda judicial aumenta gradativamente. A comarca abrange os municípios de Santa Maria do Oeste, Boa Ventura de São Roque e Mato Rico.
De acordo com o presidente do TJ-PR, os recursos para a construção de fóruns são oriundos do Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário), e um estudo está sendo feito para avaliar as prioridades. “Estamos fazendo um diagnóstico de todos os fóruns e depois vamos examinar os recursos disponíveis”, disse, adiantando que a demanda de Pitanga é necessária.
O deputado Artagão Júnior lembrou que as discussões sobre a construção do novo fórum já estavam adiantadas, com o aval do ex-presidente do TJ-PR, Miguel Kfouri Neto. “À época, houve um consenso sobre o reaproveitamento do projeto do fórum de Laranjeiras do Sul. Desta maneira, economizaríamos recursos e tempo”, ressaltou o deputado.
Zampier relembrou que a prefeitura disponibiliza o terreno e que, devido Pitanga ser sede da região administrativa do centro do Paraná, criada através de lei proposta pelo deputado Artagão Júnior, o novo fórum beneficiaria toda a região.
“Hoje vivemos uma tendência de evolução, uma dinâmica nova”, disse o prefeito. Ele cita algumas conquistas na área de educação, como o Instituto Federal do Paraná, o campus da Unicentro e demais cursos técnicos