O Paraná ficou conhecendo neste domingo (16) o potencial que Guarapuava possui para se consolidar como pólo da região Centro Sul do Estado. Os dados foram expostos pelo prefeito Cesar Silvestri Filho durante entrevista concedida ao programa "Cidade Entrevista", da Rede Massa, ancorado pelo publicitário Fernando Durante, em Ponta Grossa.
O prefeito citou os recursos captados em 2013 com origem no Governo Federal e que somam R$ 32 milhões, a partir de projetos elaborados pela Secretaria de Planejamento. “Os recursos captados em 2013 representam 90% de tudo o que foi captado por Guarapuava nos últimos seis anos”. A atração de novas indústrias também foi abordada na entrevista levada ao ar na manhã deste domingo (16).
Outro dado positivo mostrado pelo prefeito foram os números Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que apontou aumento de 70% nos postos de trabalho. Cesar Filho explicou que a oferta de cursos profissionalizantes e a estruturação da Agência do Trabalhador com a constante atualização das vagas foram determinantes para que Guarapuava ficasse em 2º lugar na geração de empregos a cada 1.000 habitantes, superando cidades como Cascavel, Londrina e Curitiba. “Esse dado histórico também é resultado do otimismo dos empresários guarapuavanos que estão ampliando seus negócios e as vagas de emprego, além dos novos investimentos que estamos atraindo”.