22/08/2023



Saúde

UTI do Santa Tereza recebe novos ventiladores e monitores

imagem-70340

O Hospital Santa Tereza em Guarapuava recebeu  cinco ventiladores e cinco monitores de alta qualidade para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

 

A entrega dos novos equipamentos foi feita no fim da tarde de ontem (15), ao diretor do Santa Tereza Eduardo Potulski e a equipe médica que trabalha na UTI, na sala de reuniões do Hospital. São cinco aparelhos de ventilação mecânica, popularmente conhecidos como respiradores, e outros cinco monitores multiparâmetros, que controlam as principais funções vitais do paciente. A entrega foi feita pelo deputado Bernardo Carli.

 

Foi somente após a solicitação que o governo do Estado adquiriu os equipamentos, essenciais para que vidas sejam salvas. “Garantimos que a mortalidade infantil irá diminuir agora que recebemos estes equipamentos. Agora vamos ver efetivamente vidas serem salvas, porque só nós sabemos o quanto custa termos a vida de uma criança nas mãos e não podermos salvá-la por falta de condições. Apesar dos inúmeros apelos, foi somente o Bernardo que se empenhou junto ao governo para que esta entrega esteja acontecendo hoje. Temos muito que agradecê-lo”, ressalta a doutora Aliçar Darwich, médica pediátrica que atende na UTI neonatal do Santa Tereza, juntamente com a doutora Lisiane Stroparo.

 

 

Foto ilustrativa

 

Todo os equipamentos serão utilizados na UTI  adulto e neonatal do hospital. São quase R$ 600 mil em investimentos. Para o médico horizontal da UTI, doutor Alcides Mendes Botelho Filho, os novos equipamentos irão diminuir o sofrimento dos pacientes, aumentando consideravelmente sua expectativa de cura, além de diminuir os custos do internamento. “O ventilador mecânico nos proporciona uma intervenção evasiva e não-evasiva permitindo que o paciente se recupere mais rápido. O monitor mede os dados vitais como frequência cardíaca, saturação do oxigênio do sangue, entre outros fatores e ele mesmo regula e intervem de forma imediata, o que aumenta a chance de vida de nosso paciente”.

 

O diretor Eduardo Potulski, destacou a qualidade dos equipamentos e o benefício para os pacientes. “São aparelhos de primeira linha, importados da Alemanha, e já vêm com todos os acessórios. É uma medida que irá trazer mais segurança para o hospital e para os médicos, já que são utilizados no momento mais grave e delicado do paciente”.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo