“O SUS que sangra dá mais Ibope do que o SUS que dá certo”. Foi com este desabafo que o secretário municipal de Saúde Dr. Stefan Negrão, numerou os avanços da área de saúde em Guarapuava nos últimos 16 meses, durante o lançamento do programa Melhor em Casa e a inauguração do Ambulatório de Curativos Especiais, na manhã desta quinta feira (24).
Base do Samu na Primavera, implantação da Unidade Básica de Saúde no Rio das Pedras, Raio-x no Trianon, entrega para a comunidade guarapuavana da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – há menos de 40 dias, implantação do Programa Mais Médicos e CAPES AD III, contratação de novos profissionais da saúde, Clínica da Mulher, aquisição de 10 novas ambulâncias, além da Van do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), 12 Unidades de Saúde Básicas (USB’s) em reforma e ampliação, Programa Mamãe Guará, que reduziu em 30% a mortalidade infantil no município, são algumas das ações efetivas concretas que estão fazendo a diferença na vida dos guarapuavanos e vem a se somar com a implantação do Programa Melhor em Casa e Ambulatório de Curativos Especiais.
O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal que visa proporcionar atendimento especializado. Profissionais – como médicos, enfermeiras, fisioterapeutas e nutricionistas – irão à casa dos pacientes. “O Melhor em Casa vai ajudar a desafogar os hospitais e levar mais conforto a quem precisa”, resume Stefan, informando que podem ser atendidas pessoas que necessitam de internamento clínico, exceto aquelas que precisam de leitos de UTI ou assistência cirúrgica. “Este programa vem de encontro a necessidade da população, criando uma mudança de hábito com acompanhamento de profissionais qualificados no domicílio do paciente”, destaca Evandro de Borba, há 23 anos prestando serviços na área de saúde e coordenador do programa Melhor em Casa.
Para o prefeito César Silvestri Filho, ações positivas estão sendo presenciadas no município e só não ver quem não quer. “É melhor a mídia negativa expor as fragilidades do SUS, fazendo uma campanha contrária ao esforço de nossos profissionais de saúde, do que se propor a fazer algo para somar, contribuir. Mas não vamos parar por isso, muito pelo contrário, isso tudo ainda nos dá mais fôlego e vontade de fazer o que nossa população merece”.
Também pensando em melhorar a qualidade do atendimento, a secretaria inaugurou o Ambulatório de Curativos Especiais. “Atendendo qualquer tipo de trauma que necessitem de cuidados especiais, nossa equipe vai buscar o paciente em casa e levá-lo até o ambulatório. Devido ao fato de que muitos ficam acamados, o objetivo é fazer com que as pessoas saiam de seu leito de forma segura e recebam os cuidados necessários”, diz Evandro.
Risolete Stalen Pruchniak é enfermeira do município desde 1996. Faz atendimento domiciliar e nunca esteve tão segura para desenvolver seu trabalho de forma tão rápida e eficaz. “Hoje contamos com medicamentos caríssimos à disposição do paciente. Um medicamento que seria inviável um usuário do SUS adquirir pelo alto preço, oferece um poder de cicatrização sem deixar marcas, sequelas. É o avanço da medicina sendo disponibilizada aos usuários do SUS, facilitando o nosso trabalho e chegando até nós pela secretaria municipal. Nossa equipe está motivada e temos a certeza que seremos em breve, uma referência mais do que positiva dos programas implantados em nossa cidade na área de saúde.”