22/08/2023
Saúde

Em 2 anos, Clinica de Fonoaudiologia da Unicentro atendeu cerca de 13 mil pessoas

imagem-71303

Inaugurada em 2005, a Clínica Escola de Fonoaudiologia da Unicentro é referência no atendimento de áudio e voz em toda a região de Irati. Os atendimentos são feitos na voz, na fala, na linguagem escrita e na audição, além de avaliações audiológicas.

Nos últimos dois anos, 12.996 pessoas foram atendidas nas áreas de audiometria, terapia, triagem e nos dez projetos que integram a Clínica Escola, como, por exemplo, o teste da orelhinha.

Os pacientes chegam até a clínica através de indicação médica, escolar ou interesse particular. O atendimento é gratuito, ao mesmo tempo em que a comunidade auxilia no processo de aprendizado dos acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da Universidade. De acordo com a coordenadora da Clínica Escola, Juliana de Conto, essa relação entre prática e teoria promove um amadurecimento profissional nos acadêmicos. “A partir do conhecimento adquirido nos atendimentos reais, eles constroem uma visão mais clínica sobre tudo o que aprenderam na sala de aula. Além disso, ajudam a população da região”, comenta.

Todos os atendimentos são supervisionados pelos professores, garantindo a qualidade do serviço prestado. Para a acadêmica do 4º ano de Fonoaudiologia, Ana Carolina Gonsiorkiewicz, ter a experiência clínica dentro da universidade confere uma segurança para seu futuro como fonoaudióloga. “Se a gente não tivesse esse contato, iríamos ficar um pouco perdidos, mas com a clínica adquirimos muito conhecimento, que é fundamental para nossa formação. Acho essa experiência tão boa e que só tem a beneficiar alunos e população”, destaca.

Há três anos, Jussara de Freitas acompanha seu filho Werick no seu tratamento e, assim como Ana Carolina, ressalta a importância do atendimento realizado na clínica para sua vida. “Eu vim encaminhada pela escola e fiquei muito preocupada quando eles falaram que o Werick tinha problemas na linguagem, mas desde o primeiro dia que cheguei aqui fui bem atendida e ele está cada vez melhor”, finaliza.

Todos os interessados em participar de algum projeto da Clínica de Fonoaudiologia ou receber atendimento devem entrar em contato com a secretaria, pelo telefone (42) 3421 3224.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.