22/08/2023

Lançamento de livro reúne autoridades e mais de 600 convidados

imagem-72729

Por Cristina Esteche

Nem mesmo a chuva torrencial que tomou conta de Guarapuava impediu o sucesso de público para o lançamento do livro “Mathias Leh – Um olhar para o futuro”. De autoria do jornalista e escritor Paulo Esteche, de Guarapuava, a obra imortaliza uma das mais belas histórias de vida envolvendo, desde a chegada, até a prosperidade atual que se desenvolve em torno da Cooperativa Agrária e o complexo industrial instalado na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, com extensão na região de Guarapuava.

Durante duas de solenidade, permeada com apresentações culturais de alguns dos 40 grupos mantidos pela Fundação Cultural da Agrária, entre um curta metragem em forma de documentário, com roteiro e direção também de Paulo Esteche, os pronunciamentos emocionaram o público. “Eu conheci o Mathias quando ainda era secretário de Agricultura do Paraná no final da década de 70. Tivemos uma ligação muito forte, pois vi no Mathias uma pessoa série, dedicada. Seria impossível não estar aqui hoje”, disse o deputado federal Reinold Stephanes.

“Mathias nos deixou um legado que nos orgulha, que orgulha o povo brasileiro. Quero homenagear a história de homens e mulheres que venceram na vida pelo trabalho. Homenageio também o autor da obra, Paulo Esteche, por ter feito justiça com a história de um grande homem”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Para Winfried Leh, filho de Mtahias, que falou em nome da família, o momento foi único. “Sempre pensamos em escrever um livro sobre a história do meu pai, da minha mãe. Fomos procurado pelo Paulo Esteche que tinha esse interesse. Foram anos de pesquisas, de entrevistas para sintetizar tudo num livro de fácil leitura. Após o falecimento de nossa mãe Elizabeth, o projeto continuou. Minhas irmãs acreditaram e se empenharam na construção da obra”, afirmou.

Paulo Esteche disse a concretização do livro fica marcada pelos sentimentos de felicidade e gratidão. “Felicidade por estar sendo prestigiado por tantas autoridades e tantas pessoas queridas. Gratidão pela confiança da Família Leh em acreditar no meu trabalho e por permitir que a história de Mathias Leh fosse contada”, resumiu. Paulo Esteche conviveu por sete anos com pioneiro, trabalhando na rádio Entre FM – hoje Universitária FM – e no jornal editado pela Agrária.

Para homenagear autoridades a Família Leh entregou exemplares da obra a autoridades, familiares, colaboradores e pioneiros de Entre Rios. Paulo Esteche homenageou sua mãe Olympia.

A solenidade foi seguida por Noite de Autógrafos e coquetel. Mais de 600 convidados lotaram o Centro Cultural Mathias Len na tarde de ontem sábado (31).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo