22/08/2023
Agronegócio

Durante junho, Sindicato Rural de Guarapuava oferta 18 cursos do SENAR

* Da redação, com assessoria – edição RT

Os produtores da área de atuação do Sindicato Rural de Guarapuava têm ótimas alternativas de qualificação durante o mês de junho.O Sindicato, por meio do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar – PR), oferece 18 cursos aos produtores e trabalhadores rurais de Guarapuava e região.

CURSOS E DATAS
 

Na próxima segunda feira (09), será realizado o curso “Produção Artesanal de Alimentos – panificação”, no Pavilhão da Igreja Comunitária Santo Antônio, em Candói, com a instrutora Ednilza Godoy Vieira. O mesmo curso também será ofertado na Comunidade do Guabiroba, em Guarapuava (dia 13); no Pavilhão da Comunidade Despraiado, em Candói (dia 16); no Pavilhão da Comunidade de Jacutinga (dia 24);  no Pavilhão da Comunidade Cavernoso III (dia 26) e na Barra Mansa (dia 30), ambos na cidade de Candói.  O objetivo é desenvolver produtos panificáveis, aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene.

Na AG. Teixeira, em Candói, também na segunda (09), será realizada a capacitação “Trabalhador na segurança do trabalho – NR 35 – trabalho em altura- agroindústria”. Com carga horária de 16 horas, a intenção é empregar técnicas de trabalho em altura em agroindústrias, garantindo segurança e integridade física dos envolvidos direta e indiretamente. O instrutor é Josias Batista de Barros.

No dia 11 de junho, será realizado o curso “Trabalhador na aplicação de agrotóxicos – tratorizado – auto propelido – NR 31”, na Fazenda Capão Bonito, em Guarapuava. O conteúdo é apresentação e manuseio do equipamento;  cuidado gerais na pulverização; produtos usados; revisão e lavagem do pulverizador; aquisição de produtos fitossanitários; transporte e armazenamento de produtos fitossanitários; calibragem; preparo da calda; aplicação do produto fitossanitário com pulverizador tratorizado de barras; tríplice lavagem e destinação final de embalagens de agrotóxicos; conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos; conhecimento de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; entre outros.  O instrutor é Rubens Gelinski.

Em Foz do Jordão, no Colégio Estadual de Segredo, no dia 13 de junho, será realizado o Programa Agrinho, com assuntos sobre sustentabilidade, meio ambiente, economia, enfim temas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo. A instrutora Alana Paula de Melo Mamus pretende apresentar, historicamente, a origem e a evolução da dicotomia entre campo e cidade, objetivando concluir, junto aos participantes, a interdependência dessa relação e compromisso mútuo com a sustentabilidade. O mesmo curso iniciará no Auditório João Maurina, também em Foz do Jordão, no dia 18.

O curso “Trabalhador na bovinocultura de leite – manejo e ordenha” acontece no assentamento Nova Geração, em Guarapuava, no dia 23 de junho e no dia 24, no Sindicato Rural de Guarapuava.

Também no dia 24 de junho, será realizado o curso “Trabalhador na operação e manutenção de tratores agrícolas – NR 31”, no Sindicato Rural de Guarapuava. O instrutor é Pedro Felipe Kastel.

O curso “Trabalhador na segurança do trabalho- espaço confinado – trabalhador e vigia” acontece no dia 24 de junho, na AG. Teixeira, em Candói.  Capacitar o trabalhador rural e/ou vigia para entrar em um espaço confinado e realizar atividades (limpeza, inspeção, manutenção, revestimento, testes, consertos, soldagens e resgates) com segurança são os objetivos do curso. O instrutor é Josias Batista de Barros.

Os cursos do Senar são direcionados a produtores ou trabalhadores rurais. Interessados ou outras informações pelo telefone 42-3623-1115, com Rosemeri.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.