22/08/2023
Esportes

Debaixo de forte chuva, participantes do Mitsubishi Motorsports enfrentam as trilhas de Curitiba

Da redação com assessoria

A terceira etapa do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports foi mais do que emocionante. Por conta da chuva forte na véspera e na manhã da competição, as trilhas ficaram enlameadas e bastante lisas. Alguns trechos ficaram intransponíveis e parte do trajeto sofreu ajustes.

Apesar do mau tempo, a Nação 4×4 não desanimou: "A chuva com certeza apimentou a prova", garante Otavio Enz Marreco, de Apucarana. O piloto corre ao lado do filho Allan, e garantiu um 4º lugar na categoria Graduados – mantendo assim a liderança do campeonato 2014.

A maior parte do grid foi formada por curitibanos, mas o rali atraiu também duplas da região, caso de Patrick Celeski de São Bento do Sul (SC). "A prova foi um espetáculo, repleta de passagens de água, um show. Sou suspeito: tenho três Mitsubishi. O carro se comporta muito bem", fala o piloto. "Adoro estrada de chão e ter contato com a natureza." Ele promete que assim que o "piá" Miguel, de cinco anos, tiver idade para ser zequinha, trará o filho nas competições.

E quem já traz os filhos e hoje comemorou em grande estilo foi Wellington Haluche: ao lado do primogênito João Vinicius, de 21 anos, e do caçula Eduardo, de 12 anos, subiu ao pódio segundo lugar na categoria Turismo Light. "Eles são meus companheiros. É um orgulho muito grande", se emociona o curitibano.

Viagem comemorativa
Para celebrar os 20 anos do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, os pilotos participarão, em todas as etapas, de sorteio de viagens para o incrível resort Cristalino Jungle Lodge, na Amazônia. O vencedor deste sorteio foi Eduardo Fernandes, de Curitiba, que participou da categoria Turismo Light a bordo de um Pajero TR4. "Não dá para acreditar. Precisei levar minha esposa embora, mas decidi voltar à festa e fui sorteado", conta. "Ganhar esse prêmio é demais."

Campeões da etapa
O rali de regularidade é dividido em três categorias: Graduados, para duplas experientes, Turismo, para duplas com experiência intermediária, e Turismo Light, para quem está começando. Por conta do mau tempo, algumas alterações precisaram ser feitas nos trajetos.

Na Graduados, a vitória ficou com os irmãos Marcos e Marcelo Bortoluz, de Caxias do Sul (RS). "A direção de prova achou uma alternativa viável e correta para a prova, e deu tudo certo", conta o navegador. Com a pontuação na etapa, a dupla fica em segundo lugar na classificação do campeonato. "Não é nada fácil ser campeão. Participo há dez anos e tenho quatro vice-campeonatos e dois campeonatos. Rali é uma coisa q não tem explicação, vc começa e não sai mais", explica Marcos, que pilota um Pajero Full.

Na Turismo, a dupla de Porto Alegre (RS) Lucas Hemb e Eduardo Granzotto, também a bordo de um Pajero Full, perdeu apenas 147 pontos e garantiu o primeiro lugar. "A prova é muito legal, organização é excelente, então vale muito a pena", celebra o piloto que corre há seis anos. "Foi uma prova atípica, precisamos ter mais jogo de cintura. Mas vamos embora felizes", conclui o navegador.

Já na Turismo Light, vitória para a dupla Izaias Salamaia e Milton Silvério, de Irati (PR), a bordo de um Pajero Sport. "Já tínhamos subido ao pódio, mas nunca em primeiro. Já estávamos até indo embora, a vitória foi uma enorme surpresa", comemora Milton. O piloto completa: "É uma emoção muito grande, o primeiro lugar é espetacular. Mesmo com muita chuva nos saímos bem. E estaremos na próxima!"

Prêmios da temporada
O piloto campeão da categoria Graduados levará uma viagem para o resort Kiaroa, em Maraú (BA), com três acompanhantes. Já na categoria Turismo, o piloto vai com três acompanhantes para o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Esta foi a terceira etapa de sete que compõe a temporada Mitsubishi Motorsports Sudeste. O rali de regularidade ainda fará provas em Uberlândia (MG), Penedo (RJ), Joinville (SC) e Ribeirão Preto (SP). Confira o calendário completo no site www.mitsubishimotors.com.br.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.