22/08/2023
Geral

Florada das Cerejeiras atrai diversos guarapuavanos ao Parque do Lago

imagem-75061

Caio Budel

O tradicional e mais conhecido ponto turístico de Guarapuava, o Parque do Lago, está chamando a atenção pela tonalidade diferente que algumas árvores estão dando ao local. As Cerejeiras, árvores símbolo de países como o Japão, estão na época de florada e o resultado no parque é o contraste do verde com o rosa de suas flores.

De acordo com o engenheiro florestal Fábio Gorski, da Secretaria de Meio Ambiente, as primeiras Cerejeiras, conhecidas como Sakura em parte do Oriente, foram trazidas para Guarapuava por um japonês que veio de São Paulo. “Depois que as primeiras foram trazidas, nós produzimos mudas delas no Parque das Araucárias e plantamos no Parque do Lago e outros locais da cidade”, explica.

Ainda de acordo com Gorski, o período de florada dessas árvores acontece em julho e dura em torno de 15 dias. “As vezes as flores podem demorar mais tempo para aparecer por conta do período de chuva, que também influencia”, explica.


O cenário rosa, que pode ser visto por um curto período de tempo a cada ano, atrai diversas pessoas ao parque que querem registrar o momento com fotografias.

Atualmente, existem mais de 300 variedades de cerejeiras no mundo. Pertencente à família das rosáceas, nem todas dão frutos.

LENDA


Foto: Caio Budel/RSN

No Japão, país de onde a cerejeira é originária, a simbologia da flor é tão intensa que o povo espera com ansiedade do desabrochar da planta.

Muitas lendas giram em torno das Sakuras, o que aumenta ainda mais a popularidade das flores no Oriente. Uma delas diz que a flor vem da princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado na planta. O portal Flor de Cerejeira, especializado em abordagens sobre a árvore,  Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte KURA significa deposito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.