Por Cristina Esteche
“A gente tinha que ir para a fila às 5h00 da manhã e quando chegava não tinha pediatra e nem dentista. Era muito sofrido. Muitas vezes tinha que ir a pé no posto da Vila Bela ou da Santa Cruz carregando criança nos braços”. A reclamação feita por dona Eva Domingos dos Santos, a partir desta segunda (21), passa a pertencer ao passado. Moradora na Vila Concórdia há 35 anos, mãe de oito filhos e avó de um menino, dona Eva é apenas um das mães que sofria com as precárias condições do posto de saúde.
“Primeiro era lá embaixo, depois mudou numa casa de madeira que era muito suja. A gente ficava pra fora, no sereno, e quando o posto abria não tinha médico porque ele chegava atrasado. Depois puseram uns pilar aí e pararam a obra. Foi muito sofrido”, diz Antonio Amaral, mãe de cinco filhos. “Acho que agora as coisas vão melhorar”, outra mãe que preferiu não ser identificada.
A partir desta segunda a UBS (Unidade Básica de Saúde), cuja obra iniciada na gestão anterior, foi replanejada e concluída, e aberta à população nesta segunda (21). O público é de cerca de 3,5 mil pessoas que vivem nas vilas Concórdia I, II e III, em Guarapuava que terão à disposição também um novo conceito em saúde, priorizando a prevenção.
Antes, porém, o projeto foi reestruturado. “Tivemos que fazer contratos Aditivos, remanejar a equipe, comprar equipamentos e mobiliários novos”, disse o secretário municipal de Saúde Stefan Negrão à Rede Sul de Notícias. O médico cubano Jorge Felix Batista é o responsável pela UBS e conta com o apoio de enfermeira, técnica em enfermagem, agente de saúde, dentista e auxiliar.
Com a escassez de médico pediatra no município, para atender a demanda, a Secretaria de Saúde dividiu a cidade em quatro distritos que contam com equipe médica completa. “Quando uma criança precisa de atendimento vai até a UBS e o médico encaminha ao pediatra. No caso da Vila Concórdia, o distrito é na unidade do bairro Santa Cruz. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Batel também há pediatra que atende das 7h00 até a meia noite durante todos os dias da semana”.
MEDICINA PREVENTIVA
A reforma na unidade da Vila Concórdia é apenas uma das 12 UBS (Unidade Básica de Saúde) que estão em obras em Guarapuava e vai mudar a cultura de saúde no bairro.
“Vamos construir aqui ao lado uma academia a céu aberto para que as pessoas façam exercício físico. Vamos focar na medicina preventiva, principalmente para pacientes de doenças crônicas como hipertensos e diabéticos”, anunciou o prefeito Cesar Silvestri Filho. “Também vamos reformar o Ginásio de Esportes para que a comunidade possa desfrutar desse espaço com práticas saudáveis, melhorando a saúde, a auto estima e o bem estar”.
CONQUISTAS
Uma das maiores conquistas na área de saúde, segundo o prefeito Cesar Filho, foi a redução do índice de mortalidade infantil que já caiu em 35%, nos últimos dois anos e meio. “Era um índice histórico no município e hoje estamos dentro da média aceitável”. Além disso, o prefeito enumerou:
– Compra de 10 ambulâncias;
– Descentralização do SAMU na Urgência da Primavera na região Norte da cidade;
– Base do Graer (Grupamento Aéreo e Resgate Aéreo)
– Reformas nas 12 unidades de saúde