22/08/2023
Saúde

Parceria entre Samu e Graer vai agilizar atendimento médico aéreo na região

imagem-75557

* Da Redação, com assessoria – edição RT

Uma parceria entre o Samu e o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), com base em Guarapuava, irá agilizar o atendimento aéreo em toda a região.

A parceria foi estabelecida nessa segunda feira (21), a menos de um mês da inauguração da base descentralizada do Graer em Guarapuava. Através do acordo, a Prefeitura de Guarapuava vai fornecer equipamentos e profissionais do Samu para que a aeronave possa atuar no transporte aeromédico.

O ato oficial para estabelecer a parceria foi firmado na tarde dessa segunda entre o secretário de Saúde, Stefan Negrão, equipes do Samu e profissionais do Graer. No encontro, realizado no Ginásio Joaquim Prestes, eles também definiram os detalhes do novo projeto.

A parceria vai beneficiar a população de Guarapuava e região, abrangendo municípios entre Pato Branco e Irati. “A equipe terá todas as condições de atender casos de emergência e fazer o transporte inter-hospitalar. Podemos, por exemplo, atender e transportar uma pessoa de Laranjeiras do Sul para Guarapuava, que esteja com infarto agudo do miocárdio ou politraumatismo, entre outras patologias em que haja risco eminente de vida”, esclarece Negrão. “Quando houver a necessidade de fazermos o transporte aeromédico, a equipe vai instalar respirador, desfibrilador e oxímetro para fazer a remoção do paciente com segurança. Forneceremos até medicamentos, caso seja preciso”, acrescenta.

BASE EM GUARAPUAVA

A base descentralizada do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo) está instalada no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria, sendo a segunda do interior do Paraná. “Durante o transporte aeromédico, a aeronave será preparada para quatro pessoas: piloto, tripulante, médico e paciente”, especifica o major Arlisson Sanches.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.