Uma campanha realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), de Guarapuava, e a Secretaria de Saúde de Candói facilitou o agendamento de 19 cirurgias eletivas. Os pacientes candoianos estavam na fila de espera e foram chamados para uma avaliação no dia 18 de junho. Eles aguardam a realização de cirurgias, como de hérnia e de vesícula. Três pacientes já estão com o procedimento agendado.
Segundo o secretário de Saúde, Willian Pedroso, esta é uma mobilização que deverá render novas ações. “Nós pretendemos ampliar o número de cirurgias efetuadas em parceria com o consórcio. Também estamos disponibilizando transporte e exames pré-operatórios para que o paciente receba todo o suporte necessário”, comentou.
Para o prefeito Gelson Costa (PT), campanhas como estas, para a liberação de cirurgias eletivas, fortalecem o compromisso do poder público com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “O cidadão tem direito a receber todo o tipo de tratamento de saúde. O sistema é público e para todos. Nosso dever é ouvir os casos e facilitar o encaminhamento, como aconteceu com estas cirurgias em parceria com o consórcio”, diz.