22/08/2023



Agronegócio

313 famílias recebem documentação de usucapião em Guarapuava

imagem-78805


Bárbara Franco 

Na tarde desta quarta feira (18), o  Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), realizou a entrega de documentos do programa Pró Rural em Guarapuava. Foram entregues 313 documentos aos requerentes de ação de usucapião.

+

De acordo com o Presidente do ITCG Amilcar Cavalcante Cabral em toda região de Guarapuava já foram entregues 340 documentos.

O primeiro passo para a realização da entrega dos documentos foi o cadastramento das famílias, em seguida foi feita a medição dos terrenos e o próximo passo é o encaminhamento de toda  documentação para a Defensoria Publica.

Um dos produtores rurais que recebeu o documento, Dinarte José Neves, diz que a documentação da à possibilidade de poder investir mais nas terras e que isso é muito importante.

O evento aconteceu no Salão da Catedral Nossa Senhora, às 14h00. A entrega dos documentos acontecerá também em Santa Maria do Oeste nesta sexta feira (19) no Salão Paroquial da Igreja Ucraniana.

O PROGRAMA

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Renda e Cidadania no Campo (Pró-Rural), é um projeto do Governo do Estado do Paraná, com financiamento parcial do Banco Mundial, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento(SEAB), por intermédio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e o Instituto de Águas do Paraná(AguasParaná). O Pró-Rural faz parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná.

O programa foca a melhoria da competitividade dos pequenos produtores rurais incluindo a capacitação dos pequenos produtores rurais da Região Central, os grupos vulneráveis, capacitação dos parceiros estratégicos envolvidos na implementação do programa, a regularização de terras, a restauração e manutenção de estradas rurais e apoio às iniciativas de negócios sustentáveis para grupos de pequenos produtores para realização de atividades relacionadas com o fomento à maior integração dos grupos de produtores com as cadeias dos territórios.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo