22/08/2023
Esportes

Com 50 medalhas, judoca guarapuavana busca novo título

imagem-80389

No próximo sábado (18), a atleta guarapuavana Silvia Rubia de Andrade irá representar o município em mais uma competição importante, a Copa Paraná de Judô. A menina de 15 anos está treinando muito para conquistar a 51º medalha em sua carreira. A competição será realizada na cidade de Curitiba e a judoca disputa o ouro na categoria até 57 quilos (meio-médio).

Atualmente faixa roxa, Silvia conta que pratica o esporte há cinco anos e medalhou em quase todas as competições que participou.  “Em 2010 comecei a competir e já consegui meus primeiros títulos como o Campeonato Paranaense e fui para o Sul Brasileiro na categoria sub-15”, conta. As competições que participa ajudam a menina a chegar mais perto de seu sonho que é estar na Seleção Brasileira. “No final do ano vai ter uma seletiva nacional e os quatro primeiros têm grande chance de entrar para a Seleção”, explica.

Entre os outros títulos expressivos que a jovem já conquistou está o primeiro lugar nos Jogos Escolares estadual e o terceiro na etapa nacional em João Pessoa no ano de 2011. Já em 2013 a atleta ganhou novamente a etapa estadual dos Escolares e este ano já conquistou o Paranaense sub-23, ficando em quinto lugar na etapa nacional que aconteceu em Natal. “Meus exemplos são as pessoas que lutam comigo, que me ajudam a treinar, porque sozinhos são chegamos a lugar nenhum”.

Silvia recebe patrocínio de um supermercado da cidade, mas relata que o esporte tem pouco apoio no município. Wilmar Millrath, dono do mercado, aponta que a menina faz por merecer e está orgulhoso da atleta. “O dia que ela veio pedir patrocínio simpatizamos muito com ela, é muito educada e responsável. Ela tem potencial, só precisa que mais pessoas a ajudem para que ela vá cada vez mais longe”, declara.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.