22/08/2023
Saúde

Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa neste sábado em Guarapuava

imagem-81555

Da Redação

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo neste sábado (08) em todo o país. A imunização segue até o dia 28 deste mês em todos os postos de saúde. Em Guarapuava os pais devem levar as crianças em qualquer  Unidade Básicas de Saúde (UBS) ou Cisgap entre às 8h às 17h.

Os pais devem apresentar na hora na da vacinação o cartão vacinal. A vacina não tem contraindicação. Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade Ternopolski a meta do Ministério da Saúde é atingir no município a cobertura de 95% do público-alvo, chegando a mais de 14 mil crianças.

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana da Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.