22/08/2023
Agronegócio

1ª Feira Regional da Agroindústria Familiar é realizada em Guarapuava

imagem-81847

Bárbara Franco

A 1ª Feira Regional da Agroindústria Familiar de Guarapuava teve inicio na manhã desta quinta feira (13) e segue até sábado (15) das 9h às 20h na Praça Cleve, centro de Guarapuava. O evento está sendo promovido pelo Sebrae/PR e pela Prefeitura de Guarapuava. Estão participando da feira mais de 100 agroindústrias do Território da Cidadania Paraná Centro e Região representadas por 60 expositores que estão mostrando e vendendo seus produtos no centro da cidade.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Fernando Pizani, a feira é resultado de um projeto desenvolvido há três anos pelo Sebrae/PR dentro do programa Território da Cidadania Paraná Centro, com foco no desenvolvimento da agroindústria familiar da região. “Começamos fazendo um diagnóstico do setor e, a partir dos dados obtidos, iniciamos um trabalho de boas práticas de fabricação, de melhoria de rotulagem e embalagem, e de incentivo ao associativismo e cooperativismo”, explica o consultor. O levantamento revelou a existência de quase 300 agroindústrias nos 18 municípios da região.

A Feira é uma forma de abrir um canal de divulgação do trabalho desses produtores e de promover um contato direto deles com consumidores e fornecedores. “É como se fosse uma rodada informal de negócios, na qual quem produz pode ter contato com quem compra, conhecendo potenciais fornecedores e tendo acesso a novos mercados”, explica Pizani. A intenção é que a feira aconteça em Guarapuava duas vezes por ano.

Administradores e responsáveis pelos setores de compras de hotéis, restaurantes e supermercados da região foram convidados a participar do evento e conhecer os produtos que estão disponíveis para compras em áreas próximas.

Durante a Feira, instalada numa área de 750 m2, a população vai encontrar produtos que vão desde alimentos (salames, pães, bolachas, doces caseiros, conservas, vinhos, cachaças, dentre outros) até peças de artesanato. No local, também haverá uma praça de alimentação que ficará aberta todos os dias do evento até às 23h.

Para uma das expositoras que veio de Prudentópolis, Ivone Klay a feira é uma ótima oportunidade para que possamos expor e divulgar os produtos não só para as pessoas de Guarapuava, mas também para toda região. “A feira nos da à oportunidade de divulgar nosso trabalho para várias pessoas da região, proporcionando a expansão das vendas”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo