Da Redação, com assessoria
A Secretaria de Saúde de Foz do Jordão realizou durante todo o mês de novembro, a Campanha “Novembro Azul”, prevenção ao Câncer de Próstata. O objetivo da ação foi alertar a população masculina, com idade acima de quarenta anos, principalmente, informando sobre a doença e incentivando os homens a realizarem exames preventivos periodicamente.
Conforme a Secretária de Saúde Vanderléia Moschen da Silva é a primeira vez que uma equipe trabalha com esse público alvo. “Uma equipe especializada da Secretaria, visitou as comunidades do interior do município em horários diferenciados com o objetivo de captar os trabalhadores rurais e através de reuniões, os instruiu a cerca dos sintomas e prevenção da doença. Tais ações também ocorreram na cidade, onde o a participação da população foi grande. Estamos confiantes para os próximos anos. Com certeza aumentaremos os atendimentos e automaticamente a procura pelos exames do câncer de próstata” revelou.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que 60 mil casos da doença surjam a cada ano. Segundo a instituição, um a cada seis homens são portadores da doença que é a quarta causa de mortes no Brasil. O levantamento revela que 65% dos homens com câncer de próstata têm mais de 65 anos, mas a prevenção contra este mal deve começar cedo: por volta dos 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.