22/08/2023

Visita a museus é uma boa dica

imagem-86619

Da redação, com Agência

O período de férias é uma boa oportunidade para quem está em busca de atividades culturais. Quem vai a Curitiba, por exemplo, pode aproveitar as exposições em cartaz nos museus do governo estadual.

No Museu Oscar Niemeyer (MON) podem ser vistas as mostras “Genesis – Sebastião Salgado”, “Histórias do Acervo MON – Em Aberto” e “Acervo MON – Aquisições 2013/2014”. É também a última oportunidade para conferir a exposição “João Turin – Vida, obra, arte”, que fica em cartaz até o dia 22 de fevereiro.

Os visitantes poderão conferir as exposições “Das vozes da cidade – Jaime Lerner”, “IDEA/Brasil”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas” e o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) abriga a 65ª edição do Salão Paranaense, composto por obras de 24 artistas que apresentam uma diversidade de linguagens e de suportes, dos tradicionais aos inovadores e inusitados.

Pinturas, gravuras, vídeos, instalações, fotografias, tridimensionais e outras manifestações presentes na produção contemporânea fazem parte desta edição.

Já  o Museu Alfredo Andersen apresenta a exposição “Arte Cerâmica Hoje”, composta por obras de 23 artistas. Integram a mostra obras artistas que fazem parte do grupo gestor e consultivo do projeto “A Cerâmica Contemporânea em Curitiba” e participantes do 4º Salão Nacional de Cerâmica radicados no Paraná.

Quem for ao Museu Paranaense poderá conferir exposições que revelam detalhes e curiosidades da história do Paraná: "Ney Braga – acervo pessoal e político”, “O Paraná Espanhol”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “Copel 60 Anos: a energia do dia a dia” e “Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba”, e o Memorial à Indústria da Erva-Mate. Além disso, os visitantes terão acesso ao aplicativo de tour virtual e áudio tour, com o qual poderão acessar informações sobre a história do museu, do prédio em que está instalado – o Palácio São Francisco/Garmatter – e de muitos objetos em exposição.

No Museu do Expedicionário, há farto amaterial histórico sobre a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

O local conta com fotografias, filmes, mapas, livros e ilustrações referente à participação brasileira no conflito, por meio da Força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil. O acervo tem ainda outras peças e documentos cedidos pelas diversas nações envolvidas na Segunda Guerra.

Serviço – Endereço dos museus estaduais:

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – (41) 3222-8262.

Museu de Arte Contemporânea – Rua Desembargador Westphalen, 16 – (41) 3323-5328.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 – (41) 3304-3300.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – (41) 3350-4400.

Museu do Expedicionário – Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – (41) 3362-8231 | (41) 3263-4067. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo