Caio Budel
O médico Stefan Wolanski Negrão, secretário de saúde por dois anos em Guarapuava, fez uma prestação de contas nesta quarta feira (25) sobre a situação em que ele deixa a secretaria. Em coletiva no gabinete da prefeitura, também foi feita a apresentação oficial da nova secretaria da pasta, a odontóloga Renata Cristina Freitas Brito Araújo.
Na ocasião, Negrão mostrou os avanços feitos pela Secretaria de Saúde entre os anos de 2013 e 2014, e aproveitou para relembrar como estava o setor na cidade antes da sua entrada. "Nós pegamos postos de saúde depredados, sem equipamento e estrutura mínima. Ambulâncias estavam fora de circulação e faltava muita coisa na secretaria em geral".
Negrão ainda ressaltou as conquistas da secretaria neste dois anos, como o início da reforma de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das quais quatro já foram entregues. Entre outras aquisições estão o Graer, a instalação de uma Base Descentralizada do Samu, a reinauguração da Clínica da Mulher, a criação do programa Mamãe Guará, a instalação do Mutirão de Especialidades, além da adesão de Guarapuava ao programa federal Mais Médicos.
"A secretaria esteve sempre aberta para aceitar sugestões, críticas e debater qualquer assunto. Saio agora de cabeça erguida sabendo que, no que nos propusemos a fazer, atingimos nossos objetivos", explica.
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, lamentou a saída de Negrão da secretaria, mas disse estar feliz com os resultados alcançados. "Eu fico orgulhoso de saber que o Stefan participou da minha equipe e feliz por saber que nossa amizade se mantém e podemos continuar contando com ele", disse.