22/08/2023
Agronegócio

Dia de Campo 2015 começa nesta quarta

imagem-87423

Da Redação, com assessoria 

Nesta quarta e quinta feira, dias 4 e 5, Agrária e FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) promovem mais uma edição do Dia de Campo de Verão. Na Colônia Vitória, em Entre Rios, produtores rurais, pesquisadores, agrônomos, palestrantes, professores, estudantes e representantes de entidades e empresas do setor agrícola reúnem-se para buscar e compartilhar informações acerca da safra de verão. 

O evento enfatiza a pesquisa em soja, milho e feijão, trazendo, além do estudo destas culturas, as recomendações das áreas de apoio que contribuem para a maximização da eficiência, produtividade e qualidade da produção. As Estações FAPA terão cinco ciclos de palestras durante os dois dias. Os prognósticos de mercado serão abordados no auditório principal, no dia 4, pela palestra “Uma Leitura do Futuro do Agronegócio”, a ser proferida pelo professor Marcos Fava Neves. Segundo o coordenador da FAPA, Leandro Bren, a fala de Neves será uma oportunidade para informar-se sobre “o mercado agrícola, preços de commodities, cenário econômico e política agrícola”.  

O jornalista da Gazeta do Povo, técnico agrícola e consultor, Giovani Ferreira, levará aos participantes um panorama sobre os 10 anos da Expedição Safra. Desde a safra 2005/2006, o projeto desenvolvido pelo jornal percorre as regiões produtivas do Brasil e do exterior, realizando um diagnóstico da safra de verão e analisando variáveis que impactam o agronegócio. As experiências adquiridas durante os anos de expedições serão apresentadas no segundo dia de evento, sob o título “Expedição Safra 10 anos: da oferta à demanda, os desafios, oportunidades e os ciclos do agronegócio globalizado”. 

A exemplo dos últimos eventos realizados pela FAPA e Agrária, a programação do Dia de Campo de Verão 2015 inclui uma palestra de caráter motivacional para o encerramento. Steven Dubner, coordenador geral e um dos fundadores da ADD (Associação Desportiva para Deficientes), contará uma história de superação. “O que é próprio para o momento que estamos vivendo. O Steven vem nos motivar a superar desafios”, afirma Bren. 

A novidade desta edição do evento é a inclusão de palestras sobre bovinocultura. “Nosso cooperado está começando a investir nesse setor como opção de diversificação para incorporação de receita na propriedade rural. Como forma de orientar, trazemos um ciclo de apresentações voltado para o tema”, explicou o coordenador da FAPA. No dia 4, o professor Mikael Neumann fala sobre “Bovinocultura de corte: planejamento forrageiro” e no dia 5, Diego Langwinski aborda a “Nutrição de Precisão para Bovinos Leiteiros”. 

Com investimentos em uma estrutura que proporciona comodidade mesmo em condições de chuva, a feira técnica conta com um estande da Agrária Sementes, na qual a equipe trará dados, informações e resultados da unidade. Mais 32 empresas mostrarão em estandes as novidades em termos de produtos e insumos agrícolas. “Em resumo, o Dia de Campo de Verão é uma oportunidade única para público”, finalizou o gerente agrícola da Agrária, André Spitzner. 

Nos dois dias haverá almoço com costela dois fogos. Os vales poderão ser adquiridos na recepção do evento pelo preço de R$ 30, válido para almoço e um refrigerante. Estudantes que apresentarem carteirinha válida pagam R$ 15. O Dia de Campo de Verão 2015 conta com o patrocínio diamante da Pioneer/DuPont e bronze da Ihara e Sindicato Rural de Guarapuava.  

Programação

Dia 4 
8h30 Abertura 
9h "Uma Leitura do Futuro do Agronegócio" Prof. PhD. Marcos Fava Neves 
10h30h Palestras simultâneas – ciclo 1 e "Bovinocultura de corte: planejamento forrageiro" Prof. Dr. Mikael Neumann 
12h Almoço 
14h Palestras simultâneas da FAPA – ciclo 2 
16h Palestras simultâneas da FAPA – ciclo 3 e palestra "Seguro Rural: proteção para Vacas Leiteiras, Benfeitorias da Propriedade Rural e Máquinas Agrícolas" com André Vitor Juliano e Daniela Coelho Tiepo, da Mapfre Seguros 
18h30 Encerramento 

Dia 5 
9h "Expedição Safra 10 anos: da oferta à demanda, os desafios, oportunidades e os ciclos do agronegócio globalizado" Jornalista, técnico agrícola e consultor Giovani Ferreira
11h Palestras simultâneas – ciclo 4 e "Nutrição de Precisão para Bovinos Leiteiros" 
Msc. Diego Langwinski
12h Almoço 
14h Palestras simultâneas da FAPA – ciclo 5 
16h00 "A maior distância fica entre a cabeça e o coração" Prof. Steven Dubner 
18h30 Encerramento 

—————————————————————-
 

Pesquisadores da FAPA apresentam estudos relacionados a sete áreas no Dia de Campo de Verão 2015

Na edição de 2015 do Dia de Campo de Verão, promovido pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e Agrária, os visitantes terão cinco rodadas de palestras para conferir as informações apresentadas pelos pesquisadores da instituição. 

Focadas em sete áreas e visando otimizar a produção no campo, as Estações FAPA trazem dados, resultados e recomendações em soja e fitopatologia, milho e entomologia, mecanização agrícola, fertilidade do solo e feijão. “O público terá acesso a conhecimento gerado durante um ano inteiro de trabalho dos pesquisadores, que trazem de maneira cumulativa a experiência nas culturas de verão e nas áreas de apoio”, afirmou o gerente agrícola da Cooperativa, André Spitzner. 

Além disso, a abertura para perguntas, discussões e os períodos entre uma apresentação e outra permitem que os visitantes se aprofundem nos temas e tirem dúvidas com os pesquisadores. “É um momento em que, além daquilo que é trazido na palestra, o produtor tem a oportunidade de permanecer alguns minutos a mais para fazer perguntas específicas e absorver o máximo de conhecimento que esses profissionais têm”, concluiu.

Confira os temas em foco no Dia de Campo de Verão 2015:

Estação Feijão 
Manejo de cultivares de feijão preto e carioca para altas produtividades 
Msc. Noemir Antoniazzi e Msc. Eduardo Pagliosa 

Estação Fertilidade do Solo 
Adubação potássica na região Centro-Sul do Paraná 
Msc. Sandra Mara Vieira Fontoura 

Estação Mecanização Agrícola 
Pontas de Pulverizações – Seleção e Uso 
Dr. Étore Francisco Reynaldo 

Estação Milho e Entomologia 
Produtividade e outras características de híbridos de milho em diferentes versões transgênicas 
Msc. Alfred Stoetzer e Msc. Celso Wobeto 

Estação Soja e Fitopatologia 
Características morfofisiológicas de plantas e dinâmica de doenças na cultura da soja 
Msc. Heraldo Feksa e Dr. Vitor Spader

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.