22/08/2023



Saúde

Em Guarapuava, creches combatem anemia e carências nutricionais

imagem-87502

Cristina Esteche, com Secom

Em Guarapuava crianças entre 0 e seis anos de idade que frequentem os 11 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) ganham um aliado no combate à anemia e carências de micronutrientes na infância.

Entre março e maio deste ano haverá participação no programa NutriSUS, oferecido pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um sachê de vitaminas e minerais que garante uma alimentação adequada e saudável para o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças. Também previne anemia e carências de micronutrientes na infância. Cada criança recebe um sachê por dia na refeição oferecida na creche, durante a semana. Após os três meses de programa, haverá um intervalo de quatro meses, sendo retomado em outubro.

Segundo a chefe Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra Dal’Maz, os pais assinaram um termo autorizando a participação no programa nutricional. "Nenhuma criança irá receber sem a liberação dos responsáveis”. 

Para a diretora do Cmei Vila Bela, Zenilda Aparecida Kfaszniak Klaos, o programa irá contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento da criança. “Além de ser uma alimentação saudável, previne algumas doenças”. Jeniffer das Chagas aprovou o reforço na alimentação do filho Vinícius, 3 anos. “Esse nutriente veio para auxiliar as crianças que estão abaixo do peso ou até com anemia. É muito bom ter esse apoio na escola, proporcionando mais saúde para nossas crianças”, acrescenta.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo